Temer ligou para ministros do STF durante reunião

O relator do Projeto de Lei (PL) da Anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), afirmou, nesta sexta-feira, 19, que o ex-presidente Michel Temer (MDB) telefonou para os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante uma reunião sobre o tema. A declaração ocorreu no programa Acorda, do site Metrópoles.

O encontro ocorreu na casa de Temer, em São Paulo, nesta quinta-feira, 18. Além do relator, participaram o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), este último de forma remota. Em determinado momento, Temer incluiu os ministros do STF na conversa.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Paulinho informou que pretende renomear a proposta como “PL da Dosimetria”. O texto discutido prevê a redução de penas a todos os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, mas não o perdão.

Nova proposta da Anistia inclui Bolsonaro

A proposta também alcança o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses. Ainda não está definido quanto tempo de pena seria reduzido.

YouTube video

“Vamos supor que, nessa discussão, no Congresso, a gente reduza 10 anos”, disse Paulinho da Força. “Então, ele [Bolsonaro] continuaria com 17. Aí, o caso dele teria de ser tratado de outra forma, e não mais nesse projeto que nós vamos apresentar. Esse tamanho da dose depende então de cada conversa que eu vou fazer a partir de segunda.”

Leia também: “Líder do Partido Liberal critica o ‘PL da Dosimetria’”

O deputado afirmou que busca apoio de diferentes espectros políticos, de apoiadores de Bolsonaro a petistas, além de negociações com o Judiciário e com o governo federal.

O projeto teve a urgência aprovada na Câmara na quarta-feira 17. Com isso, a tramitação será mais rápida. O texto original, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), é de 2023. Ele abrange atos cometidos entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei.

Saiba mais:

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours