Sérgio Vieira de Mello e a diplomacia brasileira

Em reportagem publicada na Edição 286 da Revista Oeste, Uiliam Grizafis compara a diplomacia brasileira antes e depois de o Partido dos Trabalhadores (PT) assumir o governo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Destaca, também, o legado deixado por Sérgio Vieira de Mello, diplomata brasileiro morto em um atentado terrorista em Bagdá.

Sérgio Vieira de Mello foi um diplomata brasileiro | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Sérgio Vieira de Mello foi um diplomata brasileiro | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Primeiro e único brasileiro a conquistar o posto de alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Sérgio sempre lutou pela paz. A harmonia que existe no Timor-Leste, por exemplo, se deve ao diplomata brasileiro. A diplomacia do Brasil sempre foi respeitada mundialmente. O sossego acabou quando o PT assumiu o governo federal.

Leia um trecho da reportagem “Diplomacia dos excluídos”

Antes mesmo de ser presidente, Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o fato de o chanceler Celso Lafer, ministro das Relações Exteriores de FHC, ser obrigado a tirar os sapatos a pedido da segurança dos aeroportos nos Estados Unidos. Isso ocorreu em setembro de 2001, dias depois dos atentados às Torres Gêmeas. Para Lafer, não havia problema em obedecer às normas de segurança. Lula, por sua vez, declarou que nenhum ministro seu passaria por tal constrangimento. O que o petista não sabia à época era que, nove anos depois, em 2010, seu ministro Celso Amorim seria humilhado ao ser impedido de cruzar a Faixa de Gaza.

A reportagem “Diplomacia dos excluídos” está disponível aos mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo:

Revista Oeste

A Edição 286 da Revista Oeste vai além da reportagem de Uiliam Grizafis. A publicação digital conta com reportagens e artigos de Silvio Navarro, Cristyan Costa, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel, Alexandre Garcia, Adalberto Piotto, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Loriane Comeli, Eliziário Goulart Rocha, Carlo Cauti, Flávio Gordon, Anderson Scardoelli, Dagomir Marquezi, Evaristo de Miranda, Antonio Cabrera, Brendan O’Neill e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente pelos assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours