Depois de publicar ameaças de morte ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em redes sociais, um estudante foi detido em flagrante pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira 11, no Espírito Santo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo a Polícia Federal, o detido postou mensagens ameaçadoras na véspera de uma visita do parlamentar ao Estado. O próprio Nikolas Ferreira solicitou a continuidade das investigações e a responsabilização penal do autor das ameaças.
Identificação do suspeito de crime contra Nikolas Ferreira

Agentes encaminharam o estudante, identificado como Adauto Gaigher, aluno de ciências biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo, à Delegacia da Polícia Federal em São Mateus para os procedimentos legais. A PF também abriu inquérito para averiguar outros possíveis crimes e eventuais cúmplices.
Em postagem nas redes sociais na quinta-feira 11, o deputado citou dois responsáveis por ameaças contra ele. Gaigher teria feito ao menos três dessas publicações, sendo a mais recente na quarta-feira 10. Em uma delas, escreveu: “Nikolas, eu vou te matar a tiros”, relatou o parlamentar, que começou a denunciar postagens via X.
Repito: as universidades brasileiras tem formado pessoas que desejam, concordam ou incentivam matar pessoas inocentes por desavença política. Tudo isso embrulhado num pacote colorido chamado “tolerância”, “amor” e “democracia”.
Isso não é só hipocrisia – é o triunfo da mentira… pic.twitter.com/B5ttbJLP96
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) September 12, 2025
Leia mais: “Na contramão da segurança”, reportagem de Fábio Bouéri publicada na Edição 287 da Revista Oeste
Outras mensagens incluem ameaças publicadas em julho, depois de uma postagem sobre a primeira-dama, Janja da Silva, e ainda em 2023. À época, ele declarou: “Que tristeza que esse Nikolas existe, cara”. “Alguém mata esse cara, na moral”, completou Gaigher, conforme o deputado.
Efetuei a denúncia como a própria @ufesoficial recomendou, o indivíduo já foi preso, porém depois de tanto tempo ainda não houve um posicionamento da universidade. Sei que o governo Lula fez cortes na educação, estaria afetando essa área? pic.twitter.com/Kjjtmce4vd
— Pablo Almeida (@pablogalmeida) September 12, 2025
Em resposta, Nikolas Ferreira publicou: “Desde 2023 desejando a minha morte”, mostrando o comentário do estudante. O deputado confirmou que pediu à Polícia Federal reforço de segurança, depois do assassinato do ativista Charlie Kirk, nos Estados Unidos.
Leia também: “Amor ou ódio?”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 287 da Revista Oeste
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours