Ministério Público Eleitoral dá sinal verde para MBL criar partido

O Movimento Brasil Livre (MBL) recebeu parecer favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE) para criar o partido Missão. Agora, o registro da sigla aguarda análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem até 30 dias para emitir decisão definitiva sobre o pedido.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Se aprovado, o Missão será formalizado como legenda política apta a concorrer nas eleições de 2026. Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Barbosa, todas as exigências legais foram cumpridas, incluindo a coleta de assinaturas necessárias para a fundação do partido.

Os próximos passos para a criação do partido do MBL

O MBL também recebeu aprovação para utilizar o número 14, o mesmo do antigo Partido Trabalhista Brasileiro, dissolvido em 2023. O nome Missão e o estatuto do partido também receberam aprovação.

YouTube video

O empresário e político Renan Santos, cotado para liderar a nova sigla, elogiou o trabalho do ministério no acompanhamento do processo. Ao comentar a criação da legenda ao jornal Folha de S.Paulo, Santos afirmou: “O processo de coleta foi o mais desafiador na formação do partido”. Em suas redes sociais, ainda afirmou que “o Missão é o maior case de fundação de partido no Brasil”.

O MPE afirma que o registro das agremiação se deu em outubro de 2023. Além disso, nenhuma irregularidade foi encontrada nas 577 mil fichas de apoio. Em novembro do ano passado, o Missão divulgou que conseguiu mais de 800 mil apoiadores para sua criação. O TSE exige um mínimo de aproximadamente 547 mil assinaturas para aprovar a criação efetiva da sigla.

Leia também: “Os 3 caminhos da direita para 2026“

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours