Celso Amorim diz que Trump ‘não engana’ Lula

Celso Amorim, assessor especial da Presidência, afirmou nesta sexta-feira, 26, que os Estados Unidos “não enganam” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração ocorreu em entrevista ao portal UOL, ao comentar o primeiro contato direto entre Lula e Donald Trump.

Os presidentes se encontraram na terça-feira 23, nos bastidores da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Na ocasião, combinaram uma reunião para a semana seguinte. Amorim disse que o formato do encontro ainda está em discussão, mas adiantou que há diferentes possibilidades.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Pode haver um primeiro passo por telefone para preparar”, disse o assessor. “Pode ser num lugar onde os dois estejam presentes, no meio do caminho para outra viagem. É muito cedo ainda. O importante é a disposição de conversar; e ela existe. O presidente Lula ficou contente com as palavras ditas por Trump.”

Durante seu discurso na ONU, Trump descreveu Lula como “um cara muito legal”. “Eu estava subindo aqui e o líder do Brasil estava saindo”, destacou o republicano. “Eu o vi, ele me viu e nós nos abraçamos.”

YouTube video

Amorim avaliou o gesto como positivo. Segundo ele, até então a relação entre os presidentes era indireta e restrita a trocas de cartas marcadas por tensão política.

Amorim vê mudança de tom depois de julgamento de Bolsonaro

O assessor especial ponderou que não há garantias de que a conversa resolva disputas comerciais, como a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Ele também afirma que não é certo que o diálogo reduza a pressão ligada ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal.

+ Leia também: “Hugo Motta, sobre Lula: ‘Caminhando para sua quarta eleição’”

“Tenho a impressão de que Trump não teria feito o gesto de abertura se ele estivesse ainda disposto a tomar alguma atitude mais rígida”, argumentou Amorim. “Já achei que, depois do julgamento de Bolsonaro, sua reação foi mais suave que de alguns outros funcionários.”

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours