Câmara anuncia novo concurso que pode inflar gastos públicos

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), autorizou nesta última quinta-feira, 11, a abertura de um novo concurso público para a Casa. Motta apresentou a medida durante a cerimônia de lançamento da gestão e da agenda 2025-2027. O Diário da Câmara dos Deputados publicou a decisão, assim como o site oficial da instituição

O concurso prevê vagas para analista legislativo, com salário inicial de R$ 34,8 mil no último edital. Os candidatos vão concorrer principalmente a postos em áreas como processo legislativo, comunicação social, documentação, museologia, engenharia e medicina. 

Câmara não divulgou número de vagas

Também haverá seleção para técnico legislativo, que inclui os cargos de policial legislativo federal e assistente legislativo-administrativo, com remuneração inicial de R$ 26,1 mil no concurso anterior. O edital ainda vai detalhar a quantidade de cargos imediatos e de cadastro de reserva.

YouTube video

A decisão reforça o contínuo crescimento da máquina pública em Brasília. Cada novo concurso amplia a estrutura de pessoal sustentada com dinheiro retirado dos pagadores de impostos. Com salários muito acima da média nacional, o impacto orçamentário tende a pressionar ainda mais os cofres públicos, em um cenário em que outras áreas, como saúde e segurança, seguem com carências crônicas.

Leia também: “Uma bomba chamada Correios”, reportagem de Uiliam Grizafis e Lucas Cheiddi publicada na Edição 287 da Revista Oeste

Especialistas em concursos lembram que a Câmara costuma repetir o modelo de editais anteriores, o que facilita a preparação antecipada dos candidatos. “O edital da polícia legislativa de 2014, por exemplo, foi bastante semelhante ao de 2007. O mesmo ocorreu com a carreira de consultor legislativo”, explica Diego Fonte, professor do Gran Concursos.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours