O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira, 26, que Luiz Inácio Lula da Silva está “caminhando para sua quarta eleição” em 2026. A declaração foi feita durante um evento sobre segurança pública organizado pela Comunitas, em Brasília.
“Temos pela primeira vez o Presidente da República três vezes eleito desde a redemocratização do país, já caminhando para a sua quarta eleição, já em processo de reeleição”, disse o parlamentar.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ao abordar o atual cenário político do país, Motta também mencionou o julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele se referiu ao ex-presidente como o “líder político da direita no Brasil”.
O deputado indicou que fatores externos têm dificultado o avanço de propostas relevantes no Congresso. Entre eles, por exemplo, citou a política tarifária imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e as sanções contra ministros da Suprema Corte.
Motta defende PEC que cria o Sistema Único de Segurança Pública
Ele ainda aproveitou o evento para defender a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Sistema Único de Segurança Pública. Segundo Motta, a iniciativa busca romper com a lógica de disputas ideológicas e construir uma agenda de consenso.
“A PEC faz isso: cria o Sistema Único de Segurança Pública”, ressaltou o parlamentar. “Permite maior integração no financiamento daquilo que o Brasil pode projetar para o futuro nesse enfrentamento contra o crime organizado.”
+ Leia também: “Motta e Alcolumbre registram disparada nas buscas do Google”
Motta afirmou ainda que a escolha do deputado Mendonça Filho (União-PE) como relator da matéria foi estratégica. A intenção, segundo o presidente da Câmara, é garantir uma abordagem técnica e reduzir o impacto da “polarização” sobre o debate legislativo.
+ “Motta desautoriza Paulinho e desvincula a votação da anistia à do IR”
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours