Julgamento de Bolsonaro põe drones na Praça dos Três Poderes

Um esquema especial de segurança está sendo montado na Praça dos Três Poderes para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), que começa na próxima terça-feira, 2. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) vai aproveitar a organização para o desfile cívico-militar em 7 de setembro.

Drones equipados com câmeras de imagem térmica serão utilizados para monitoramento contínuo, tanto de dia quanto à noite. O policiamento será intensificado e policiais poderão realizar abordagens e revistas em mochilas caso haja suspeita, seguindo determinações do STF que impedem acampamentos e bloqueios no local.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Segundo o governo do Distrito Federal, até o momento não existem indícios de protestos relacionados ao julgamento de Bolsonaro e aliados. Na sede da SSP-DF, a partir desta segunda-feira, 1º, funcionará a Célula Presencial Integrada de Inteligência para reunir órgãos de segurança locais e federais.

Moraes reforça restrições e ordena vistoria em veículos na casa de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar, ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, enquanto aguarda julgamento por uma suposta conspiração para anular as eleições de 2022, em Brasília, Brasil, em 14 de agosto de 2025 | Foto: Reuters/Adriano Machado

De acordo com a SSP-DF, “a estrutura reunirá órgãos de segurança locais e nacionais para ampliar o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e potencializar ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais e a identificação de movimentações suspeitas”, conforme informou a Agência Brasil.

O STF já conta com reforço de 30 policiais da Polícia Judiciária de outros Estados, que permanecerão no prédio até a posse de Edson Fachin na presidência, prevista para 29 de setembro. Esses agentes estão alojados no próprio STF e atuam em conjunto com a Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Federal.

O efetivo empregado nesta ocasião supera o utilizado durante o recebimento da denúncia contra Bolsonaro, em março. O esquema inclui caminhões do Batalhão de Choque, viaturas ao redor do tribunal e agentes armados para evitar protestos na Praça dos Três Poderes.

Leia mais:

Julgamento de Bolsonaro recebe milhares de inscrições

Brasília deve ficar movimentada durante o julgamento do ex-presidentes. O STF recebeu mais de 3,3 mil inscrições de pessoas interessadas em acompanhar presencialmente o julgamento do grupo investigado por suposta tentativa de golpe de Estado. A Corte, no entanto, optou por limitar o público e organizar a entrada em turnos.

O credenciamento ficou aberto apenas nos dias 27 e 28 de agosto. Advogados, juristas e cidadãos comuns puderam se inscrever, mesmo sem vínculo direto com o processo.

Como a sala de sessões da Segunda Turma comporta apenas 150 lugares, o STF dividiu os autorizados entre os dias e horários disponíveis. Ao todo, serão oito sessões: cinco datas em setembro, com audiências pela manhã e à tarde.

Ex-presidente Jair Bolsonaro, durante julgamento no STF por suposta ‘tentativa de golpe’, em Brasília | Foto: Reuters/Diego Herculano

Esquema especial para o desfile do 7 de setembro

Para o desfile do 7 de setembro, com presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Esplanada dos Ministérios será interditada em dois horários: às 17h do dia 6, próximo à Catedral, e às 23h, na alça leste, depois da Rodoviária do Plano Piloto.

O público poderá acessar o evento a partir das 6h do dia 7, passando por pontos de revista. Estará proibida a entrada de armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas grandes, barracas e drones sem autorização.

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours