Nova York – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (23/9), que o Brasil irá destinar US$ 1 bilhão para o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF, da sigla em inglês). O anúncio foi realizado durante a sessão de abertura para discutir o tema, realizado na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
O fundo será lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) realizada em Belém (PA) em novembro deste ano. A ideia é que o fundo seja misto e cujos dividendos sejam divididos entre investidores e países que mantenham seu desmatamento abaixo de 0,5% ao ano.
“Os países em desenvolvimento muitas vezes foram acusados de não cuidar do meio ambiente. Mas de nada serve importar modelos distantes das realidades locais. Não haverá solução possível para as florestas tropicais sem o protagonismo de quem vive nelas”, disse Lula.
Em 2023, junto com países da América do Sul, África e Ásia, o Brasil lançou a Iniciativa Unidos pelas Nossas Florestas.
Até o momento, cinco países integram o fundo: Colômbia, Gana, República Democrática do Congo, Indonésia e Malásia. Enquanto a lista de potenciais investidores incluem a França, Noruega, Alemanhã, Emirados Árabes e Reino Unido.
O Brasil é o primeiro país a se comprometer com o TFFF. Lula defendeu a iniciativa como uma oportunidade de ampliar a conservação de florestas em países tropicais em desenvolvimento com “investimentos reais”. Segundo ele, a meta é que cada país receba até US$ 4 por hectare preservado. Florestas tropicais tem cerca de 1,1 bilhão de hectares que se estendem em 73 países.
“Convido todos os parceiros presentes a apresentarem contribuições igualmente ambiciosas para que o TFF possa entrar em operação na COP30 (…) o TFFF não é caridade, é um investimento na humanidade e no planeta, contra a ameaça de devastação e do caos climático”, disse.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours