Lula e Trump podem se encontrar pela primeira vez em evento

Na próxima terça-feira, 22, a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, pode marcar a primeira ocasião em que Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump estarão juntos em um mesmo ambiente, ambos como presidentes de seus países. A expectativa gira em torno da possibilidade de um encontro direto entre os dois, algo inédito até o momento.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Durante a cerimônia de abertura, o secretário-geral António Guterres e a presidente da 80ª Assembleia, Annalena Baerbock, da Alemanha, falarão antes de Lula, que terá a palavra por volta das 10h, horário de Brasília. Na tradição da ONU, o Brasil sempre inaugura os discursos, seguido pelos Estados Unidos, anfitriões do evento.

Clima de tensão entre Lula e Trump

Apesar da coincidência, não há certeza sobre uma reunião entre Lula e Trump. Representantes brasileiros chegaram a estudar rotas alternativas no plenário para evitar um contato desconfortável entre os presidentes, diante do clima diplomático delicado.

YouTube video

No ano passado, Lula teve apenas uma breve conversa de bastidores com Joe Biden, então presidente norte-americano, nos corredores do evento. Um encontro entre Lula e Trump chegou a ser cogitado durante o G7 em junho, no Canadá, mas Trump deixou o evento antes do segundo dia, perdendo a presença do brasileiro.

A relação entre Brasil e Estados Unidos enfrenta seu momento mais crítico em anos, agravada desde julho, quando Trump anunciou aumento para 50% nas tarifas de produtos brasileiros e vinculou futuras negociações à interrupção do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours