A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal anunciou que vai recorrer à Justiça depois de um embate entre parlamentares e o advogado Cléber Lopes, defensor de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. A confusão ocorreu durante audiência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizada nesta quinta-feira, 25.
A seccional enviou um ofício ao senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da comissão, em que relata que o advogado foi alvo de intimidações e teve sua atuação profissional cerceada.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No documento, a entidade destacou que Lopes sofreu constrangimentos públicos ao tentar exercer o direito de defesa. O advogado utilizou o termo “pela ordem” ao pedir a palavra. No entanto, foi impedido de sair da sala sem autorização da presidência e, segundo a OAB, acabou desrespeitado em plenário.
A Ordem exige uma retratação pública pelas supostas ofensas e solicitou uma reunião com Viana para discutir providências institucionais e possíveis reparações. Também pediu que o episódio conste em ata, com ressalvas em nome da advocacia, e que sejam adotadas medidas imediatas para garantir a atuação dos advogados nas comissões parlamentares.
A confusão começou quando o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), acusou Antunes de liderar o maior esquema de fraude contra aposentados e pensionistas do país. Lopes reagiu com pedido de direito à palavra para rebater as acusações.
A tensão aumentou quando o deputado Zé Trovão (PL-SC) se exaltou e partiu em direção ao advogado. Colegas conseguiram conter o parlamentar, mas o tumulto levou à suspensão da sessão.
CPMI tenta contornar crise na audiência sobre o INSS
O presidente da CPMI pediu desculpa pública ao advogado antes do encerramento da audiência. “Não leve em consideração, há um respeito muito grande pelo trabalho dos senhores aqui.”
+ Leia também: “CPMI do INSS quer limitar habeas corpus individuais e endurecer regras de convocação em CPIs”
Lopes, por sua vez, respondeu com tranquilidade e afirmou que está “acostumado com embates”. Durante a ausência de Viana, o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) assumiu a condução da comissão.
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours