Oposição apresenta recurso contra Motta sobre Eduardo Bolsonaro

Os deputados da oposição protocolaram, nesta terça-feira, 23, um recurso na Mesa Diretora da Câmara contra a decisão do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de rejeitar a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao cargo de líder da minoria.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

De acordo com o documento, assinado pelo líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e pela atual líder da minoria, deputada Caroline de Toni (PL-SC), há incompetência de Motta para decidir sobre a indicação do líder da minoria.

“Não vamos aceitar essa decisão do presidente Hugo Motta, de forma unilateral”, declarou Sóstenes. “Foi dialogado e conversado com o presidente, e não vamos aceitar pressão externa para impedir o exercício do mandato de Eduardo Bolsonaro. Não deixaremos nenhum de nossos soldados para trás.”

A justificativa de Motta para barrar Eduardo Bolsonaro

A decisão, publicada na manhã desta terça-feira, no Diário Oficial da Câmara, informa que Eduardo Bolsonaro, por residir fora do país, não pode ocupar o cargo de liderança.

YouTube video

Os deputados ressaltaram que o posicionamento de Motta teria sido influenciado por pressões relacionadas a sanções do governo norte-americano à mulher do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

+ Sóstenes: PL vai recorrer da decisão de Motta sobre Eduardo Bolsonaro

“Não podemos aceitar esse tipo de violação as nossas prerrogativas parlamentares”, afirmou Caroline de Toni. “Mais uma vez, essa Casa está sendo pressionada por forças externas.”

Leia mais: “Freios, contrapesos e assimetria de Poderes”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 287 da Revista Oeste

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours