Um terremoto de magnitude 7,8 foi registrado nesta quinta-feira (18/9) na região costeira de Kamtchatka, Rússia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O fenômeno é um tremor secundário do megaterremoto 8,8 que atingiu a área em 29 de julho.
O epicentro foi localizado a aproximadamente 127 km da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, segundo o USGS. No último sábado (13/9), outro tremor havia atingido a área.
O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos (EUA) chegou a alertar para possíveis tsunamis nas Ilhas Aleutas, arquipélago na região do Alasca, mas cerca de uma hora depois cancelou o alerta. “Não há risco de um tsunami destrutivo em nenhum lugar ao longo do litoral oeste dos EUA ou do Canadá”, publicou.
🟢 The National Tsunami Warning Center has canceled the Advisory for the Western Aleutian Islands in Alaska.
There is no risk for a destructive tsunami anywhere along the U.S. West or Canadian Coastline.
More at https://t.co/npoUHxWBas.
— NWS Tsunami Alerts (@NWS_NTWC) September 18, 2025
Até o momento, não há informações sobre mortos ou feridos.
Terremoto de julho na Rússia
No dia 30 de julho, foi registrado um terremoto de magnitude 8,8 no extremo-leste da Rússia, península de Kamchatka. O fenômeno foi o mais forte terremoto registrado no mundo desde o tremor de magnitude 9,0 que atingiu o Japão em 2011. Provocou tsunamis na Rússia, no Japão, no Havaí e em outras partes dos Estados Unidos, como a Califórnia.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours