O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), descartou a possibilidade de concorrer à Presidência da República em 2026. Em coletiva realizada nesta quinta-feira, 25, ele reafirmou o compromisso de tentar a reeleição no Estado.
A declaração de Tarcísio surge em meio a especulações sobre uma suposta validação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa presidencial no próximo ano. “Não deu aval nenhum”, declarou o governador paulista, sobre o aliado. “Sou candidato à reeleição, não tem nada disso.”
Tarcísio foi ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro. Então presidente, Bolsonaro incentivou o seu aliado a ser candidato ao comando do Palácio dos Bandeirantes em 2022. Estratégia que deu certo. No segundo turno da disputa, Tarcísio venceu o petista Fernando Haddad, hoje ministro da Fazenda.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em entrevista à edição de estreia do programa Conversa com Augusto Nunes, em 8 de abril deste ano, Tarcísio já havia dito que a sua vontade é disputar uma nova eleição ao cargo de governador de São Paulo. “Hoje, sou candidato à reeleição”, disse na ocasião. “Presidência é destino.”
A fala de agora do governador de São Paulo busca frear rumores que ganharam força nos últimos dias. O site Metrópoles chegou a publicar que Bolsonaro teria dado aval para que Tarcísio fosse candidato a presidente no ano que vem.
Pelas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) negou esse suposto acordo visando a disputa contra o PT em 2026. Além disso, tachou a informação do Metrópoles como “fake news“. O parlamentar, no entanto, teceu o governador paulista de elogios.
“Aviso aos navegantes que Tarcísio, além de amigo, é uma pessoa preparadíssima”, afirmou Flávio, que é o filho mais velho do ex-presidente da República. “Competente e não precisa ficar provando nada a ninguém toda hora, em especial sobre sua lealdade a Bolsonaro.”
O senador ainda reforçou a aliança política. “Não conseguirão separá-lo de Bolsonaro”, afirmou Flávio. “Tenham a convicção de que estaremos juntos em 2026.”
Na próxima segunda-feira, 29, Tarcísio irá visitar Bolsonaro em Brasília. O ex-presidente cumpre pena em regime domiciliar desde 4 de agosto, a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O governador de São Paulo declarou que está “indo visitar um amigo”, como forma de um gesto de solidariedade pessoal, e não de articulação política.
“Vou visitar um amigo e prestar solidariedade”, disse Tarcísio. “É uma coisa que eu vou fazer sempre, porque tenho preocupação e consideração com uma pessoa que sempre foi muito importante para mim.”
Leia mais: “Mentira vestida de verdade”, artigo publicado por Alexandre Garcia na Edição 286 da Revista Oeste
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours