Homenagem a Charlie Kirk é realizada em UFPR em Curitiba

Um tributo em memória do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk ocorreu na tarde deste domingo, 21, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR). O advogado Jeffrey Chiquini e o vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) organizaram o ato.

Eles escolheram o local depois de terem sido expulsos por estudantes no último dia 9, quando fariam uma palestra sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal. O evento acabou sendo cancelado, e a Polícia Militar precisou intervir para conter a confusão.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No evento deste domingo, Chiquini disse que foi a esquerda que matou Kirk. “Charlie Kirk está sendo velado porque ele é de direita”, disse o advogado. “Ser de direita é ser cristão, é respeitar o próximo. Ser de direita é defender as liberdades e respeitar a família.”

O vereador Guilherme Kilter, poe sua vez, afirmou que o assassinato do ativista “mexeu muito” com ele. Nesse momento, enquanto a gente fala, ele está sendo enterrado, está acontecendo o seu funeral. Eu falei que nós faríamos uma oração pela sua família e um tributo”, disse Kilter, que pediu um minuto de silêncio.

Eles são expulsos da UFPR 1 dia antes de morte de Kirk

A expulsão do advogado e do vereador da UFPR ocorreu em 9 de setembro, um dia antes do assassinato de Kirk também em uma universidade. Segundo Chiquini e Kilter, os estudantes gritavam “recua, fascista”, e os dois precisaram ser escoltados até a sala dos professores.

Desde então, a Reitoria e a direção do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR publicaram notas atribuindo responsabilidade aos palestrantes e isentando os estudantes.

Leia também: “Mais de 200 mil acompanham funeral de Charlie Kirk”

A instituição afirmou que Chiquini e Kilter tentaram entrar na sala mesmo depois do cancelamento. Esse movimento teria motivado a reação dos manifestantes. Kilter disse que eles receberam o convite de alunos de Direito da UFPR. Segundo ele, mais de 300 pessoas estavam inscritas.



Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours