Uma compilação de pesquisas de intenção de voto feitas neste ano indica que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, de 43 anos, se destaca como principal nome da oposição em um eventual confronto eleitoral direto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com os dados, ela tem índices de intenção de voto superiores aos do ex-presidente Jair Bolsonaro, seu marido.
Em algumas ocasiões ao longo de 2025, Michelle chegou a ultrapassar Lula nas médias ponderadas das pesquisas. Nos estudos mais recentes, a diferença entre ambos caiu para 1,4 ponto porcentual, atualmente com vantagem para o petista.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O levantamento foi realizado pelo portal Poder360, que analisou pesquisas de seis institutos — AtlasIntel, CNT/MDA, Datafolha, Futura Inteligência, Paraná Pesquisas e Quaest — entre 1º de janeiro e 18 de setembro. Para obter uma visão mais precisa das tendências, o portal utilizou a metodologia de médias ponderadas, ajustando eventuais distorções pontuais dos porcentuais.

Apesar da disputa acirrada, Lula lidera contra todos os possíveis adversários, segundo os dados compilados. O cenário favorável ao petista se consolidou nos últimos dois meses, influenciado pela imposição de tarifas por Donald Trump sobre produtos brasileiros e a repercussão do julgamento de Jair Bolsonaro, condenado por um suposto golpe de Estado, o que foi amplamente repercutido na imprensa.


Nesta terça-feira, 23, Lula ganhou visibilidade ao discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Na sequência, recebeu convite público do presidente dos EUA para uma reunião, apesar de ter repetido muitas vezes que “Trump não quer conversar”. O dia também registrou recorde no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, e queda do dólar para R$ 5,27.


Além de Michelle, pesquisa compara Lula com outros candidatos
Os infográficos do Poder360 mostram a comparação das intenções de voto em cenários de segundo turno entre Lula, de 79 anos, e adversários como Tarcísio de Freitas, 50, Ratinho Junior, 44, Romeu Zema, 60, e Ronaldo Caiado, 75, governadores de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás, respectivamente.


O Poder360 mantém um agregador de pesquisas eleitorais, que reúne dados de milhares de levantamentos desde 2000. Em anos de eleição, apenas pesquisas registradas na Justiça Eleitoral e com metodologia conhecida são publicadas.
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours