Volodymyr Zelensky voltou a convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para visitar a Ucrânia. O convite foi feito durante encontro com o líder brasileiro nesta quarta-feira (24/9), em Nova York, na Assembleia Geral da ONU.
Em uma publicação no X, o mandatário ucraniano classificou o contato com Lula como “substancial”, e revelou o convite a seu homólogo brasileiro.
“Agradeço a disposição do Brasil em participar do processo de paz. convidei o presidente Lula da Silva para visitar a Ucrânia”, escreveu Zelensky.
Logo após o contato, o mandatário ucraniano falou com a imprensa reunida em Nova York. A repórteres, Zelensky classificou a reunião com Lula como uma “boa conversa” e agradeceu o “posicionamento claro” do presidente do Brasil pelo cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia.
Assista:
A reunião nos Estados Unidos marca uma retomada do diálogo entre os dois líderes. O último havia sido há dois anos, durante a Assembleia Geral da ONU de 2023.
Desde então, as relações entre Brasília e Kiev passaram por momentos de turbulência. Por conta de posicionamentos do presidente brasileiro, vistos como pró-Rússia, o governo da Ucrânia fez inúmeras críticas à Lula.
O ápice da tensão aconteceu em maio deste ano, quando Lula viajou para Moscou, onde participou das comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória na capital da Rússia. Para a Ucrânia, a participação do brasileiro ao evento foi vista como mais um gesto positivo as ações de Vladimir Putin.
Na época, Kiev chegou a recusar tentativas de telefonemas de Lula para Zelensky. A retaliação também atingiu a representação diplomática ucraniana em Brasília, que está sem embaixador desde julho, após o governo Zelensky decidir não indicar um nome para o posto.
Caso a visita de Lula a Ucrânia aconteça, será a primeira do presidente brasileiro ao país desde que assumiu seu terceiro mandato — apesar de já ter recebido convites semelhantes.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours