Flordelis sofre AVC em presídio; defesa pede por hospital

A ex-deputada federal Flordelis, de 65 anos, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) nesta quinta-feira, 18, na Penitenciária Talavera Bruce, no Complexo Penitenciário de Bangu, Zona Oeste do Rio. Ela desmaiou. Funcionários a levaram a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do próprio presídio. No local, ela recebeu atendimento médico inicial antes de retornar à cela sem acompanhamento contínuo. 

Conforme os advogados da detenta, a direção da unidade admite não ter estrutura para cuidar da pastora. Com uma sentença de 50 anos de prisão por ser apontada como mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019, Flordelis tem dois filhos cumprindo pena pelo mesmo crime: Simone dos Santos Rodrigues e Flávio dos Santos Rodrigues. 

Flordelis: plano de saúde e dores de cabeça

A advogada Janira Rocha informou que iria protocolar ainda nesta sexta-feira, 19, um pedido judicial para principalmente transferir a cliente a um hospital particular. O argumento é de que a pastora tem plano de saúde e, sobretudo, necessita de acompanhamento fora do sistema prisional.

“Flordelis saiu da UPA ainda com fortes dores de cabeça, vomitando e com fala enrolada. Como liberam uma mulher nesse estado?”, questionou Janira. Ela destacou que a própria unidade reconheceu a falta de recursos médicos e criticou a situação de risco à vida da cliente. 

Leia também: “Na contramão da segurança”, reportagem de Fábio Bouéri publicada na Edição 287 da Revista Oeste

Durante visita no último domingo, o namorado de Flordelis, Allan Soares, e a amiga Paula Barros relataram que a ex-deputada estava debilitada, com episódios de vômito, fala prejudicada e convulsões. Allan alertou: “Se não fizerem algo rápido, Flordelis vai morrer na penitenciária.”

A defesa afirma que Flordelis depende diariamente de medicamentos controlados para tratar ansiedade, depressão e convulsões. Ela já havia enviado carta à Justiça em fevereiro, relatando desmaios e deterioração de saúde dentro do presídio, citando insuficiência do atendimento médico.

Procurada, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) afirmou que a ex-deputada foi atendida, medicada e se encontra em condição estável. A advogada, no entanto, mantém que Flordelis está “muito doente” e precisa de internação urgente.

Janira também desmentiu rumores sobre um suposto relacionamento da pastora com outra detenta. Flordelis retomou o namoro com Allan Soares, que a visita regularmente, confirmando que o casal está noivo, mas sem visitas íntimas devido à saúde fragilizada da ex-deputada.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours