O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, falará nesta quinta-feira (25/9) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual líderes dos 193 países membros da ONU discursam no plenário da assembleia, em Nova York.
O discurso de Abbas representa um desafio ao governo de Donald Trump e ocorrerá por meio de videoconferência, já que o líder palestino teve o visto de entrada nos Estados Unidos proibido pelo governo do país.
A Assembleia Geral de 2025 tem destacado uma “onda de reconhecimentos” do Estado Palestino por parte de uma série de países nos últimos dias, como o Reino Unido e a França, aliados dos Estados Unidos.
Trump criticou os reconhecimentos durante discurso na assembleia na terça-feira (25/9).
Participação aprovada
Em desafio à proibição, países membros da ONU votaram na semana passada em maioria uma resolução que aprovava a participação de Abbas de forma virtual — os discursos por videoconferência têm de ser previamente aprovados em votação.
Em 2022, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ainda impossibilitado de sair da Ucrânia por causa da guerra, também discursou por vídeo.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours