A Polônia acionou o artigo 4 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para uma consulta emergencial com aliados do bloco. O pedido formal ocorre após a ofensiva de drones russos próximos à fronteira com a Ucrânia, no espaço aéreo polaco, na madrugada desta quarta-feira (10/9).
As forças armadas polonesas agiram para impedir danos maiores a infraestruturas e proteger civis.
” A derrubada de drones que ameaçam nossa segurança é um sucesso dos militares poloneses e da Otan, que simultaneamente muda a situação política. Nesse sentido, as consultas da aliança assumiram o caráter de um pedido formal para ativar o Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte”, afirmou o primeiro-ministro, Donald Tusk.
O artigo 4 da Otan permite que o país membro invoque uma consulta para tratar “qualquer questão preocupante”, sobretudo, quando relacionado à segurança da nação e o objetivo é chegar a um consenso sobre as ações a serem adotadas. No caso da Rússia, o bloco repúdia todas os ataques a Ucrânia e fornece meios militares para o país se proteger.
De acordo com Tusk, três drones russos foram derrubados, e o espaço aéreo do país sofreu 19 violações. Assim que detectado drones russos, caças aéreos da Otan foram ativados para repelir qualquer ameaça, sendo eles o F-16 poloneses, F-35 holandeses, AWACS italianos, aviões de transporte multimissão do bloco e Patriots alemães.
Um dos equipamentos da Rússia atingiu um prédio residencial, mas ninguém ficou ferido. O secretário-geral da Otan mandou um recado a Putin e deixou claro que os aliados estão determinados a intensificar seu apoio à Ucrânia.
“Para Putin, quero dizer, minha mensagem é clara: parem a guerra na Ucrânia. Parem a guerra crescente, que ele agora está basicamente montando contra civis inocentes e infraestrutura civil. Parem de violar o espaço aéreo aliado. E saibam que estamos prontos, que estamos vigilantes e que defenderemos cada centímetro do território da Otan”, explicou.
O que diz o artigo 4?
Os Aliados da Otan expressaram solidariedade à Polônia e denunciaram o comportamento imprudente da Rússia. O bloco ainda alega que esta não é uma iniciativa “isolada” da parte russa, visto que, o país faz investidas recorrentes em territórios ucrânianos.
Qualquer país-membro pode invocar formalmente o Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte. “As partes se consultarão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das Partes estiver ameaçada.”
Aeroportos fechados
Durante a ofensiva russa, os aeroportos de Chopin, Modlin e Rzeszow e Lublin foram fechados. Os três primeiros retomaram as operações, e Lublin funciona em operação de emergência.
De acordo com a Força Aérea ucraniana, boa parte da Ucrânia, incluindo regiões próximas à fronteira com a Polônia, ficou sob alerta aéreo durante a madrugada.
“Durante o ataque de hoje da Federação Russa contra alvos na Ucrânia, nosso espaço aéreo foi violado repetidamente por drones”, informou em comunicado a Polônia. Mais tarde, o exército afirmou que abateu os drones.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours