Deputado coleta assinaturas para CPMI

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou, nesta quinta-feira, 28, estar em busca de assinaturas em apoio à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apuração do escândalo conhecido como Vaza Toga. Já há um pedido de investigação semelhante protocolado no Senado.

“As revelações do ex-assessor de Moraes, Eduardo Tagliaferro, sobre um gabinete paralelo para perseguir opositores e fazer prisões ilegalmente são gravíssimas”, escreveu Jordy, que também cita o “silêncio assustador” da imprensa tradicional sobre o assunto. “Esses abusos precisam ser investigados e os responsáveis, punidos!”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na última quarta-feira, 27, o senador Esperidião Amin (PP-SC) afirmou já ter as 27 assinaturas necessárias para requerer a instalação da comissão na Casa. Ele prometeu dar entrada no requerimento no mesmo dia.

CPMI da Vaza Toga quer apurar gabinete paralelo de Moraes

A proposta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) abrange os atos do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2018 e 2025. Diferentemente de uma CPMI, as ações de uma CPI ficam restritas à Casa legislativa em que foi instalada.

Denúncias dos jornalistas Eli Vieira, David Hager e Michael Shellenberger revelaram a criação de uma força-tarefa secreta, comandada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que teria atuado ilegalmente nos bastidores do STF e do TSE, sobretudo depois os atos de 8 de janeiro.



Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours