Pautas relacionadas à direita têm mais força na internet do que os assuntos ligados à esquerda. Isso ocorre em virtude da proximidade da manifestação pela anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro, que vai ocorrer no próximo domingo, 7. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou estar preocupado, caso a proposta avance no Congresso Nacional.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O estudo, realizado pela empresa Bites, analisou duas palavras-chave na internet associadas às duas correntes de opinião: “Reaja Brasil” (usada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro) e “Brasil Soberano” (utilizada pelo governo federal). A pesquisa revela que o primeiro grupo está em vantagem.
Na Câmara dos Deputados, por exemplo, parlamentares do Partido Liberal (PL) que fazem convocação para o ato de 7 de setembro têm cinco vezes mais interações que os políticos do Partido dos Trabalhadores (PT).
Convocações para o ato em favor da anistia
É o exemplo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar mineiro é o principal influenciador entre os apoiadores de Bolsonaro. Para ter uma ideia, a convocação de Nikolas no Instagram para a manifestação de domingo estava com quase 5 milhões de visualizações até as 9h desta sexta-feira, 5.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu a anistia por meio de um vídeo publicado na internet. O material alcançou quase 480 mil visualizações nesta sexta-feira. Já o pastor Silas Malafaia, um dos principais líderes religiosos que apoiam o ex-presidente, fez sua própria convocação com 105 mil visualizações.
No Google, o interesse pelo assunto da anistia voltou a crescer. Segundo a Bites, o maior pico ocorreu em 6 de abril com a presença de Bolsonaro na manifestação da Avenida Paulista. Em seguida, saiu do radar da opinião pública digital e voltou com intensidade nas últimas 24 horas. A maior parte das buscas vem de Brasília e de Estados do Norte e do Nordeste.
Temas da direita na imprensa nacional
O estudo também analisou a mídia nacional. Neste ano, foram 91 mil textos publicados sobre o assunto no Brasil — 5,5 mil nos últimos sete dias.
Leia mais: “Pelo resto da vida”, artigo de J.R, Guzzo publicado na Edição 260 da Revista Oeste
Nesta quinta-feira, 4, Lula afirmou durante um evento em Belo Horizonte que o projeto de anistia “corre o risco de ser aprovado” caso seja pautado no Congresso. Aos participantes, o petista disse que o país vive um momento sensível e incentivou a politização das comunidades ao defender a liberdade de crítica ao governo.
Leia também:
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours