O empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti, conhecido na esfera empresarial de Brasília, presta depoimento nesta segunda-feira, 29, às 16h, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no INSS.
Investigações da Polícia Federal sobre irregularidades no INSS
Ele figura nas investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre irregularidades em aposentadorias e pensões. O nome de Cavalcanti aparece como ex-sócio do advogado Nelson Wilians Rodrigues, alvo de pedido de prisão preventiva já aprovado pela comissão, mas ainda pendente de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O caso ganhou repercussão depois de reportagens do portal Metrópoles, publicadas a partir de dezembro de 2023, revelarem o esquema. As denúncias levaram à deflagração da Operação Sem Desconto, em 23 de abril, que resultou nas exonerações do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
De acordo com o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), relator do caso, “sua participação em estruturas societárias relacionadas ao advogado Nelson Wilians e sua proximidade com o ambiente empresarial vinculado a Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como ‘Careca do INSS’, justificam sua convocação na qualidade de testemunha, tendo em vista as investigações sobre as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social”.
Na mesma sessão, o presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, também presta esclarecimentos à comissão. Conforme dados da Controladoria-Geral da União (CGU), a Conafer teria arrecadado cerca de R$ 688 milhões de trabalhadores rurais e indígenas inativos desde 2019.
À frente da Conafer, Carlos Roberto liderou iniciativas da ONG no continente africano. Uma nota de fevereiro de 2024, publicada pela entidade, destacou a filiação dos primeiros 53 agrofamiliares em países como Ruanda, Congo, Burundi, Sudão do Sul, Uganda e Tanzânia. Além da atuação na Conafer, ele mantém uma empresa de reprodução bovina, a Concepto Vet.
Leia também: “Togas fora da lei”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 245 da Revista Oeste
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours