O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, emitiu, nesta quarta-feira (1º/10), um alerta final para que os moradores de Gaza evacuem para o sul, deixando o grupo palestino Hamas isolado na Cidade.
Segundo Katz, os militares israelenses dividiram efetivamente Gaza entre o norte e o sul, reforçando o “cerco ao redor da Cidade de Gaza”, e que qualquer pessoa que sair em direção ao sul será obrigada a passar pelos postos de inspeção das forças israelenses.
“Esta é a última oportunidade para os moradores de Gaza que desejam se deslocar para o sul e deixar os terroristas do Hamas isolados na própria Cidade de Gaza, enfrentando as operações em andamento das FDI com força total”, pressionou Katz na rede social X.
Gaza
- Trump e Netanyahu anunciaram, nessa segunda-feira (29/9), um plano de paz para Gaza durante uma reunião bilateral.
- A lista apresentada contém 20 exigências para um possível cessar-fogo na região palestina, incluindo a libertação de reféns em até 72 horas e a criação de um “Conselho da Paz”.
- O documento reúne várias medidas para encerrar o conflito, desmilitarizar a Faixa de Gaza e estabelecer um governo provisório supervisionado.
Ainda de acordo com o ministro, aqueles que “permanecerem em Gaza serão considerados terroristas e apoiadores do terrorismo”. Ele afirmou que “as FDI estão preparadas para todas as possibilidades e determinadas a continuar suas operações” até que todos os reféns israelenses sejam devolvidos.
Deslocamento do sul
Ainda nesta quarta, o porta-voz militar em árabe, Avichay Adraee informou que a última rota restante para os moradores do sul de Gaza acessarem o norte será fechada, enquanto a ofensiva israelense continua no território palestino.
Nas redes sociais, Adraee contou que a “Rua Al-Rashid será fechada ao tráfego da área do setor sul às 12h”, mas que permite a entrada para o sul.
“O movimento para o sul será permitido para aqueles que não conseguiram evacuar a Cidade de Gaza. Nesta fase, [o exército israelense] permite livre movimento para o sul sem inspeção”, informou Adraee.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours