Trump reage à ideia de Putin de prorrogar acordo de controle de armas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu positivamente, nesse domingo (5/10), à proposta do presidente russo, Vladimir Putin, de estender por mais um ano o Tratado de Redução de Armas Estratégicas, o New Start. O acordo é o último pacto de controle nuclear ainda em vigor entre Washington e Moscou.

Durante conversa com jornalistas em frente à Casa Branca, Trump afirmou que a sugestão “parece uma boa ideia”. O comentário pode sinalizar uma possível reaproximação entre as duas potências em meio às tensões entre as diplomacias.

“Isso me parece uma boa ideia”, declarou Trump.

A fala do republicano foi bem recebida em Moscou. Kirill Dmitriev, conselheiro econômico de Putin e figura próxima ao Kremlin, afirmou que os países estão “bastante propensos” a chegar a um entendimento sobre a prorrogação do tratado.

Na última quinta-feira (3/10), Putin havia alfinetado os EUA, após a demora do republicano em respondê-lo. “Sabemos que há pessoas nos Estados Unidos que dizem: ‘Não precisamos de nenhuma extensão do New Start’. Mas, se eles não precisam, nós também não precisamos. No geral, estamos indo bem. Estamos confiantes em nosso escudo nuclear; sabemos o que fazer amanhã e depois de amanhã”, destacou Putin, enfatizando que a Rússia está preparada para qualquer cenário.


New Start

  • Assinado em 2010, o tratado limita o número de ogivas nucleares estratégicas a 1.550 por país, além de restringir mísseis e bombardeiros e estabelecer inspeções mútuas.
  • O acordo estava previsto para expirar em fevereiro de 2026, mas a Rússia suspendeu sua participação unilateralmente em fevereiro de 2023, após o início da guerra na Ucrânia.
  • Moscou passou a propor que futuros acordos de controle nuclear incluam outras potências, como China, França e Reino Unido.
  • O governo russo argumenta que o movimento é necessário diante da “nova ordem multipolar” e do crescimento de arsenais fora do eixo tradicional da Guerra Fria.

Proposta russa

No fim de setembro, Putin propôs estender o New Start até fevereiro de 2026, mantendo durante esse período os limites de 1.550 ogivas nucleares estratégicas e 700 sistemas de lançamento por país. O tratado, assinado em 2010, expiraria em fevereiro de 2025.

“A Rússia está preparada para continuar a cumprir os limites numéricos centrais previstos no tratado por um ano após 5 de fevereiro de 2026”, disse o presidente russo, ressaltando que a prorrogação dependerá de o governo norte-americano “não tomar medidas que prejudiquem o equilíbrio de dissuasão”.

1 de 4

Putin e Trump no Alasca em agosto de 2025

Andrew Harnik/Getty Images

2 de 4

Encontro entre Trump e Putin teve várias pautas

Andrew Harnik/Getty Images

3 de 4

EUA e Rússia vivem impasse nuclear desde o início da guerra na Ucrânia

Arte Metrópoles

4 de 4

Putin e Trump se cumprimentam

Andrew Harnik/Getty Images

A proposta ocorre em meio à deterioração das relações entre os dois países, agravadas pela guerra na Ucrânia, que ultrapassa três anos de duração. O tratado foi suspenso unilateralmente por Moscou em 2023, após acusações de interferência ocidental no conflito.

Apesar de reuniões — como o encontro entre Trump e Putin no Alasca, em agosto —, negociações formais sobre a prorrogação ainda não começaram.

Fonte: Metrópoles

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours