O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alegou, nesta sexta-feira (10/10), que, enquanto o Comitê Norueguês do Nobel fala sobre paz, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “faz acontecer”. A declaração foi feita após a a líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, ganhar o prêmio.
“O Comitê Nobel fala sobre paz. Presidente Donald Trump faz acontecer. Os fatos falam por si. O presidente Trump merece”, divulgou o gabinete na rede social X.
Trump tem afirmado que seria merecedor do prêmio, em razão dos esforços para pôr fim à guerra no Oriente Médio, na Faixa de Gaza, envolvendo Israel e Hamas. Ainda segundo Trump, ele acabou com sete guerras.
Também no X, o diretor de Comunicação do governo norte-americano, Steven Cheung, afirmou que o Comitê Norueguês do Nobel priorizou “a política acima da paz”.
“O presidente Trump continuará firmando acordos de paz, encerrando guerras e salvando vidas. Ele tem o coração de um humanitário, e nunca haverá ninguém como ele, capaz de mover montanhas com a força de sua vontade”, defendeu Cheung.
María Corina Machado
María Corina Machado ganhou o Nobel da Paz “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Ela havia sido impedida de disputar as eleições presidenciais de 2024. Corina Machado está escondida desde que o governo venezuelano iniciou uma série de perseguições.
Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, “como líder do movimento pela democracia na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos”.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours