Em reunião com líderes do Brics, na manhã desta segunda-feira (8/9), o presidente da China, Xi Jinping, criticou guerras comerciais tarifárias, a exemplo da política promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, na avaliação do líder chinês, “minam as regras do comércio internacional”.
Ele defendeu a cooperação entre os países do bloco para proteger a ordem econômica e comercial.
“Neste momento, uma transformação sem precedentes em um século está se acelerando em todo o mundo. Hegemonismo, unilateralismo e protecionismo estão se tornando cada vez mais desenfreados. Guerras comerciais e tarifárias travadas por alguns países perturbam gravemente a economia mundial e minam as regras do comércio internacional”, disse Xi.
Presidentes e representantes do Brics se reuniram em uma videoconferência para tratar, entre outros assuntos, de uma posição do grupo frente ao tarifaço imposto pelo chefe da Casa Branca. O encontro foi articulado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante discurso, o líder chinês argumentou que os países “não podem prosperar sem um ambiente internacional de cooperação aberta” e defendeu o sistema multilateral de comércio.
“Os países não podem prosperar sem um ambiente internacional de cooperação aberta, e nenhum país pode se dar ao luxo de recuar para um isolamento autoimposto”, alegou o presidente chinês.
“Independentemente da evolução do cenário internacional, devemos permanecer comprometidos com a construção de uma economia global aberta, de modo a compartilhar oportunidades e alcançar resultados mutuamente benéficos em termos de abertura. Devemos defender o sistema multilateral de comércio, tendo a Organização Mundial do Comércio como seu núcleo, e nos opor a todas as formas de protecionismo”, completou.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours