CBF anuncia novo calendário do futebol brasileiro. Siga ao vivo

A CBF anuncia, nesta quarta-feira (1°/10), o novo calendário do futebol brasileiro. As mudanças são referentes ao triênio de 2026 a 2029. Após fala do presidente Samir Xaud, o diretor de competição Júlio Avellar assumiu o comando da cerimônia e passou a divulgar as alterações nos campeonatos do calendário nacional. Entre as principais mudanças reveladas até o momento, estão o novo formato da Série D e da Copa do Brasil, a redução dos estaduais e a mudança nas datas da Série A.

A primeira alteração anunciada foi relativa aos campeonatos estaduais, que terão 11 datas-bases. Com início previsto para 11 de janeiro e término para 8 de março.

Na sequência, mudanças na Copa do Brasil foram divulgadas. A competição terá início no dia 18 de fevereiro e término previsto para 6 de dezembro. Além disso, os clubes da Série A só entrarão no torneio a partir da 5ª fase e terá final única. Anteriormente disputada por 92 times, a copa agora contará com 126 equipes.

A Série D do Campeonato Brasileiro foi ampliada de 64 para 96 clubes. A competição terá início no dia 5 de abril e término previsto para 13 de setembro. Ao todo, haverá um aumento de 510 para 610 partidas.

No Brasileirão Série A, as mudanças principais são relativas às datas de início e término do campeonato. O formato será mantido, com início previsto para 28 de janeiro e rodada final marcada para o dia 2 de dezembro.

Confia ao vivo:

A cerimônia, na sede da entidade, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, começou com discurso do presidente Samir Xaud, que reforçou a importância na reformulação dos campeonatos organizados pela confederação.

Ainda de acordo com Samir Xaud, o processo de reformulação foi amplamente estudado e contou com o auxílio das federações e clubes brasileiros. O mandatário reafirma que o ano de 2026 será de transição.

“Na minha posse, anunciei que os campeonatos estaduais teriam 11 datas e essa promessa foi cumprida. Essas mudanças tem dois motivos: reduzir a carga de jogos para os times da elite e aumentar acesso a competições nacionais para os times que por décadas ficam boa parte do ano sem calendário”, declarou o presidente Samir xaud.

Matéria em atualização

Fonte: Metrópoles

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours