A oitiva do ex-assessor de Alexandre de Moraes, o perito criminal Eduardo Tagliaferro, irá acontecer por videoconferência na audiência da Comissão de Segurança Pública do Senado, no dia 2 de setembro, mesma data em que terá início o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).
A confirmação foi feita nesta quarta-feira, 27, em meio às investigações que envolvem o gabinete do ministro do STF. O encontro será presidido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Tagliaferro divulgou sua participação na rede social X, onde publicou imagens do convite oficial encaminhado pelo colegiado. O requerimento havia sido aprovado na terça-feira 26. Atualmente na Itália, o perito teve a extradição requisitada por Moraes na semana anterior.
De aliado a investigado
Ex-chefe da assessoria de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tagliaferro passou de aliado próximo de Moraes a investigado por vazamento de mensagens internas. Mais recentemente, aproximou-se da direita e passou a criticar publicamente o ministro.
Também foram convidados para a audiência os magistrados Marco Antônio Martins Vargas, ex-juiz auxiliar de Moraes, e Airton Vieira, colaborador do ministro por seis anos. O jornalista Michael Shellenberger, autor do relatório “Arquivos do 8 de Janeiro: por dentro da força-tarefa judicial secreta para prisões em massa”, integra a lista.
O documento produzido por Shellenberger, que reúne mensagens entre Tagliaferro e Vieira e outros registros, serviu de base para os convites. Todos receberam chamamento, mas a presença não é obrigatória.
Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours