A “explicação” do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a crise nos Correios virou piada nas redes sociais. O ministro falou sobre o tema durante entrevista concedida ao programa Canal Livre, da TV Band, neste domingo 31.
Questionado sobre o aumento do rombo nas estatais, Haddad desviou do tema e restringiu o problema apenas aos Correios.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo o ministro, os Correios passaram a enfrentar problemas depois da quebra do monopólio do setor.
“Houve a quebra de monopólio e, hoje, os Correios estão com um passivo de ter que entregar cartas nas regiões mais remotas do país pelo valor do selo”, afirmou Haddad. “Aquilo ali não se paga. Não tem como. Então, os Correios têm um problema estrutural, que é o enorme subsídio daquilo que ficou para a estatal. Quem concorre com os Correios não tem nenhuma obrigação de entregar carta. Eles só fazem pelo preço que compensa.”
“Olha a situação paradoxal que nós criamos”, seguiu. “Quebrou-se o monopólio e os Correios não têm funding para custear o subsídio, enquanto todos os concorrentes dos Correios vão pegando o filé mignon, a picanha, e vão deixando os Correios com o osso para o qual não têm recurso para subsidiar.”
Leia mais:
Haddad admite que não tem solução para os Correios
De acordo com o ministro, os Correios estão tentando se reinventar, mas “a concorrência internacional é monstruosa”.
Questionado sobre eventual saída para o problema, Haddad disse que o governo está discutindo possíveis soluções.
“É uma questão importante”, afirmou. “O MGI (Ministério da Gestão e Inovação) puxou para si a equação e tem conversado com a Fazenda e a Casa Civil para solucionar o assunto.”
Ministro virou piada nas redes sociais depois da “explicação”
Diversos perfis das redes sociais fizeram piada com a declaração do ministro sobre a crise nos Correios.
“Taxxad é um desastre”, disse o empresário Leandro Ruschel. “Se o problema dos Correios são ‘as cartas entregues na Amazônia’, por que durante o governo Bolsonaro a empresa deu lucro? Esse é o resultado de colocar um acadêmico militante de extrema-esquerda no posto de ministro da Fazenda.”
“Incompetência”, disse o deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos-SP). “Haddad simplesmente não consegue explicar por que as estatais voltaram a dar prejuízo. Enquanto em 2021, Bolsonaro conseguiu um lucro recorde de R$ 2,3 bilhões. Somente no primeiro semestre de 2025, os Correios já acumulam R$ 4,6 bilhões de prejuízo.”
“Haddad explicando por que as estatais estão dando prejuízo é excelente”, escreveu o deputado federal Nikolas Ferreira em seu perfil no X. “Quem achar o contrário, está certo.”
“Haddad sobre a falência dos Correios: ‘a estatal está em crise porque precisa entregar cartas’, disse o vereador de São Paulo, Rubinho Nunes (União). “Em 2025, o PT não sabe lidar nem com e-mail e ainda culpa o carteiro e o selo postal pelo rombo. Esse é o ‘jênio’ que comanda a economia.”
“Bicho, o Haddad não sabe para onde ir”, disse um perfil no X. “Haddad é extremamente incompetente e destila sua ignorância como se fosse uma virtude”, comentou outro perfil. “Tempos sombrios.”
Leia também: “Lula e seus Blue Caps”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 285 da Revista Oeste
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours