O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma reinterpretação que esvazia o sentido original das cores da Bandeira Nacional. Em publicação na plataforma X, a administração petista apresentou explicações que obscurecem a simbologia tradicional do país.
Historicamente, o verde remete à Casa de Bragança, linhagem portuguesa de dom Pedro I. Já o amarelo evoca a Casa de Habsburgo, família austríaca de dona Leopoldina. Assim, o lábaro republicano guarda relação direta com a Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No entanto, ao apresentar a história da Bandeira Nacional, o governo destacou apenas a leitura reinterpretada. Nela, o verde expressa a “flora” brasileira, o amarelo simboliza a “riqueza mineral”, o azul representa “rios e céu” e o branco traduz o “desejo de paz”.
A publicação provocou críticas de internautas, que recorreram ao Grok, assistente de inteligência artificial do X, em busca de esclarecimentos. Segundo a ferramenta, a “postagem apresenta uma interpretação popular”, enquanto, “historicamente”, a bandeira remete às famílias reais ligadas aos ancestrais de dom Pedro I.
Por sua vez, o Exército Brasileiro reconhece a simbologia histórica da Bandeira Nacional e também a reinterpretação de seus elementos.
“O verde, o amarelo, o azul e o branco representavam as cores das famílias reais dos ancestrais do Imperador Dom Pedro I”, destacam as Forças Armadas. “A atual flâmula foi projetada pelo filósofo e matemático brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. É o emblema que marcou a passagem do sistema de governo, da Monarquia para a República.”

Entenda a Bandeira Nacional republicana
O lema inscrito na Bandeira Nacional é “Ordem e Progresso”. A frase foi inspirada no positivismo e deriva de uma formulação de Auguste Comte: “O amor como princípio, a ordem como base e o progresso como meta”.
As estrelas que aparecem no pavilhão correspondem às 27 Unidades da Federação. A disposição delas reproduz o céu do Rio de Janeiro na noite de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.
+ Leia também: “Judeus repudiam novos ataques de Lula a Israel”
A Bandeira Nacional compõe o grupo de símbolos oficiais do Brasil. Ao lado dela estão o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours