Mauro Vieira chega aos EUA na expectativa de se reunir com Marco Rubio

O chanceler brasileiro Mauro Vieira desembarcou em Washington, nesta segunda-feira (13/10). O objetivo é prosseguir com as discussões entre Brasil e Estados Unidos sobre as tarifas de 50% aplicadas pelo governo de Donald Trump aos produtos brasileiros, além das sanções impostas a autoridades. Vieira deve se reunir com o secretário de estado norte-americano, Marco Rubio, até o fim desta semana.

O convite foi feito na semana passada pelo próprio Rubio, quando os dois se falaram por telefone. O secretário de Estado foi escolhido por Trump para capitanear as negociações.

Antes de viajar aos EUA, Vieira acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Roma, onde o brasileiro se reuniu com o papa Leão XIV, participou do Fórum Mundial de Alimentação e da reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Preparativos

A reunião entre Vieira e Rubio também serve como preparação para um futuro encontro presencial entre Lula e Trump. Os dois líderes já se encontraram rapidamente em 23/9, durante a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. Depois disso, os dois estadistas conversaram por telefone em 6/10.

Conforme informado pelo Palácio do Planalto, na ligação, Lula destacou a importância do encontro na ONU para reaproximar Brasil e EUA, mencionou o superávit comercial dos Estados Unidos com o Brasil e solicitou a Trump a revisão das tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras. O brasileiro também solicitou a suspensão das sanções contra autoridades do país.

Fonte: Metrópoles

Veja mais

+ There are no comments

Add yours