Eduardo Bueno, o Peninha, perdeu mais um contrato por ironizar a morte do ativista norte-americano Charlie Kirk. O jornalista e escritor integrava o elenco do podcast Nós na História junto dos apresentadores Luciano Potter e Arthur Gubert. Eles anunciaram a suspensão do programa neste domingo, 14.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No comunicado, os apresentadores agradeceram ao público e confirmaram o encerramento do projeto. Em publicação no X, Potter disse discordar das declarações de Peninha. Declarou, ainda, que o escritor “deve sofrer as consequências” das atitudes. A nota oficial destacou que a decisão se deu “em vista dos últimos acontecimentos”.
Resposta de Peninha
Peninha, que teve um vídeo removido do Instagram depois de ironizar o assassinato de Kirk e afirmar que a morte teria sido “boa para suas filhas”, chegou a divulgar um pedido público de desculpas.
Apesar disso, manteve o tom crítico e as opiniões sobre o caso ao alegar ter sido alvo de um “movimento orquestrado” por parlamentares de “extrema direita, nociva e desprezível”.
Lançado no segundo semestre de 2021, o podcast se destacou por unir bom humor, curiosidades e discussões históricas em linguagem acessível. O episódio inaugural, em outubro daquele ano, abordou a história do vaso sanitário, o que estabeleceu o tom irreverente da iniciativa.
Outros contratos cancelados
O fim do Nós na História não foi a primeira perda de Peninha. Instituições estão revendo os contratos do jornalista depois de ele ironizar a morte de Kirk. É o caso, por exemplo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A universidade cancelou a apresentação do escritor, que deveria ocorrer neste domingo, em Porto Alegre.
O conteúdo, sob o título “Brasil: Pecado Capital”, tinha como proposta narrar a história de Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Os participantes do evento iriam discutir como a construção do poder nacional se relacionou com esquemas, desvios e superfaturamentos.
Leia mais: “Abutres e leões”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 287 da Revista Oeste
Em nota, a PUC-RS afirmou que a atividade não integrava a programação institucional e seria promovida por terceiros em espaço destinado à locação. “O evento ‘Brasil: Pecado Capital com Eduardo Bueno’ não será mais realizado no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch, em razão da rescisão do contrato de locação”, afirmou a instituição.


Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours