presidente da Conafer paga fiança e é liberado

O presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi solto, na madrugada desta terça-feira, 30, depois do pagamento de fiança.

Sua prisão ocorreu pouco antes, por falso testemunho, durante depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As autoridades não confirmaram o valor pago pela soltura.

A ocorrência representa a segunda prisão determinada pelo presidente do grupo parlamentar, senador Carlos Viana (Podemos-MG). Na semana passada, ele solicitou a detenção de Rubens Oliveira, ex-diretor financeiro de empresas ligadas a Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.

Suspeita de falso testemunho do presidente da Conafer

O INSS frisou que não admite práticas que prejudiquem ou causem desconforto aos segurados | Foto: Reprodução/Redes sociais
Fachada do edifício-sede do INSS | Foto: Reprodução/Redes sociais

O flagrante contra Ferreira Lopes se deu por suspeita de falso testemunho, depois de cinco solicitações de parlamentares durante os trabalhos da CPMI. Ele permaneceu detido até apresentar depoimento ao delegado plantonista da Polícia Legislativa do Senado.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Afirmo diante do Brasil, o senhor está preso em nome dos aposentados, das viúvas e dos órfãos do nosso Brasil”, disse Carlos Viana, durante a sessão. “Quem rouba aposentado rouba do nosso país, dos brasileiros. E aqui quem mente paga o preço.”

Ferreira Lopes deverá responder por falso testemunho na Justiça Federal. Sua convocação como testemunha na CPMI durou nove horas e, segundo informações, ele não recorreu a habeas corpus preventivo para evitar a prisão.

Leia também: “A CPMI que promete expor o rombo milionário do INSS”, reportagem de Cristyan Costa, Sarah Peres e Polianna Furtado publicada na Edição 289 da Revista Oeste



Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours