PT critica envio de navios dos EUA para a Venezuela

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou neste sábado, 30, um comunicado em que repudia as recentes movimentações militares dos Estados Unidos (EUA) no Mar do Sul do Caribe e manifesta apoio à Venezuela diante da escalada de tensões.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O posicionamento veio depois do governo de Donald Trump, presidente dos EUA, enviar um novo navio de guerra à região, somando-se a outras embarcações já deslocadas. A medida foi justificada por Washington como parte de uma estratégia para desmantelar cartéis de drogas e grupos considerados terroristas no hemisfério sul.

YouTube video

A nota, assinada pelo secretário nacional de Relações Internacionais do PT, senador Humberto Costa (PE), declara que a política externa brasileira se baseia na defesa da soberania e na busca por soluções pacíficas. O texto trouxe um erro de português.

“Não aceitamos ameaças, nem tão pouco [sic] atos violentos contra a Venezuela”, declarou Costa, utilizando o termo tão pouco. “Nossa região quer permanecer um exemplo ao mundo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso, conforme previsto no direito internacional e na Carta das Nações Unidas”, ressalta o texto. “Não precisamos de intervenções autoritárias, alheias ao continente, para superarmos nossos desafios.”

Segundo o governo norte-americano, a operação inclui oito navios, entre eles um destróier equipado para defesa aérea e ataque com mísseis de longo alcance, além de um submarino nuclear de ataque rápido. Aproximadamente 4,5 mil marinheiros e fuzileiros foram mobilizados. Um dos principais assessores da Casa Branca, Stephen Miller, declarou que a meta é “desmantelar cartéis e facções terroristas estrangeiras no hemisfério sul”.

Trump, desde o início de seu mandato, vem colocando o combate ao narcotráfico como prioridade e chegou a oferecer uma recompensa de US$ 50 milhões pela captura do ditador venezuelano, Nicolás Maduro , acusado por Washington de chefiar um cartel narcoterrorista.

As acusações contra Maduro envolvem narcoterrorismo, corrupção e tráfico de drogas. Segundo o governo dos EUA, ele seria o líder do Cartel de los Soles desde a sua formação, usando a organização para corromper instituições venezuelanas e facilitar o envio de grandes quantidades de cocaína para os EUA.

PT respalda ação de Lula em defesa da Venezuela

A resposta do governo venezuelano foi ampliar o patrulhamento na fronteira com a Colômbia, além de reforçar a presença militar em diferentes pontos estratégicos. Maduro também convocou a população para integrar milícias leais ao regime e passou a visitar bases militares em busca de apoio interno. Utiliza, com isso, o episódio para fortalecer sua narrativa contra a pressão dos EUA.

Leia mais: “Salário de R$ 46 mil: Lula diz que não é muito”

No comunicado, Humberto Costa destacou que o Brasil tem tradição em privilegiar a diplomacia e rejeitar soluções violentas para os conflitos regionais. “Neste momento, é imperativo que prevaleça a serenidade e o compromisso com a solução pacífica dos problemas que enfrentam os países do continente”, prossegue o senador.

“Mais uma vez ratificamos nossa posição: ameaças e atos violentos desrespeitam a nossa tradição do diálogo e da construção de soluções pacíficas para os problemas da América do Sul.”

O documento ainda destaca o respaldo da legenda às iniciativas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na condução das relações internacionais. “O Partido dos Trabalhadores expressa seu pleno apoio à contínua atuação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, de forma altiva e responsável, trabalha através dos canais diplomáticos e das instâncias multilaterais para promover a paz, o entendimento e a cooperação em nossa região e no mundo.”

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours