“Santidade universal”: antes de canonização, Vaticano enaltece Acutis

Na véspera de sua canonização, Carlo Acutis, conhecido como santo millennial, foi enaltecido pelo Vaticano em uma publicação oficial, realizada neste sábado (6/9). No texto, Acutis é descrito como um “exemplo de santidade universal”, uma “testemunha autêntica” e um “gênio da informática”.

A sede da Igreja Católica se prepara para realizar a cerimônia neste domingo (7/9). A missa solene marcada para 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, em Roma, e será realizada pelo papa Leão XIV.

1 de 9Vatican News/ Gerhard Pulsinger (Pfarre Wolfsberg)
2 de 9

Carlo Acutis

Christopher Furlong/Getty Images

3 de 9

Estátua no orfanato Oasis de la Piedad, a primeira de Carlo Acutis abençoada pelo Papa

L’Osservatore Romano/Reprodução

4 de 9

Carlo Acutis

Reprodução

5 de 9

Carlo Acutis possui uma paróquia universitária em sua homenagem em São Paulo

Reprodução/Redes Sociais

6 de 9

Missa na Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis

Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis/YouTube/Reprodução

7 de 9

Milagre no Brasil foi atribuído a Carlo Acutis

Site Carlo Acutis/Reprodução

8 de 9

Preservado, o corpo de Carlo Acutis está exposto no Santuário do Despojamento, na Igreja Santa Maria Maggiore, localizada na cidade de Assis, na Itália

Diocesi di Assisi-Nocera Umbra-Gualdo Tadino/Reprodução

9 de 9

Carlo Acutis

Site Carlo Acutis/Reprodução

O jovem, nascido em 1991 na Inglaterra e criado em Milão, na Itália, desde cedo demonstrou devoção à Igreja Católica. Diagnosticado com leucemia, Acutis morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, no Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

O postulador da causa de canonização do jovem beato, Nicola Gori, enfatiza, no texto, que o “povo de Deus” reconheceu no jovem beato uma testemunha autêntica de santidade. “Após um processo de verificação e exame, a Igreja reconhece nele um exemplo de santidade universal”, explica.

“A reputação de santidade de Carlo é tão universal que se estende não apenas às igrejas locais, mas também a países onde os católicos não são a maioria, alcançando todos os estratos sociais. Sacerdotes, famílias, idosos: todos veem nele um exemplo e um amigo em quem confiar para superar dificuldades ou encontrar alimento para a própria jornada.”

De acordo com Nicola Gori, o fenômeno se explica tanto pela clareza de sua mensagem – “a santidade é possível para todos, aqui e agora” – quanto pelo modo inovador como ele utilizou a informática para evangelizar, que consolidou a imagem de Carlo como um santo para a era digital, capaz de dialogar com jovens e adultos de diferentes contextos.

“A imagem de um gênio da computação permaneceu gravada na mente daqueles que entraram em contato com ele.”

Em vida, ele usou os conhecimentos em programação para criar um site que catalogava milagres ao redor do mundo, para “compartilhar a beleza da presença de Jesus na Eucaristia” com o maior número de pessoas possível.

Milagres de Carlo Acutis

O processo para reconhecer um santo pode levar décadas. No entanto, no caso de Acutis, levou apenas 12 anos, desde o primeiro feito dele que a igreja reconhece como milagre.

O primeiro feito que a igreja reconhece como milagre de Carlo Acutis ocorreu em Campo Grande (MS), onde ele curou o brasileiro Matheus Vianna.

A criança foi diagnosticada com um problema congênito no pâncreas aos 2 anos de idade, que não o deixava se alimentar direito. Ele foi curado após tocar em uma roupa manchada com sangue de Acutis.

O segundo milagre aconteceu na Costa Rica, com a recuperação de uma jovem após um acidente de bicicleta, em 2022. Segundo o Vatican News, a mulher, identificada como Valeria, estava internada com poucas chances de sobrevivência, mas foi curada dias após a mãe dela rezar na tumba de Acutis, em Assis, na Itália.

Fonte: Metrópoles

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours