Tarcísio vai voltar a Brasília para articular anistia, adianta jornal

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prepara-se para retornar a Brasília na próxima segunda-feira, 15. A viagem ocorre em meio às discussões sobre a possibilidade de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Segundo informações do jornal O Globo, a agenda ainda não está fechada, mas Tarcísio deve se encontrar com dirigentes do PL e Republicanos, além do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O principal objetivo da visita é intensificar as articulações políticas pela anistia a Bolsonaro, condenado nesta quinta-feira, 11, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Nos bastidores, interlocutores próximos afirmam que o governador também busca uma alternativa para evitar que o ex-presidente cumpra pena em regime fechado e tenta viabilizar a prisão domiciliar. “O mais importante para o Tarcísio hoje é impedir que o Bolsonaro vá para a Papuda”, disse um parlamentar sob condição de anonimato. “Ele está disposto a fazer qualquer acordo, pois deve isso ao Bolsonaro.”

Leia mais:

Disputa em torno da anistia

A movimentação do governador ocorre em paralelo a debates no Congresso e no Judiciário. No Senado, o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) já declarou que não pretende apoiar um perdão irrestrito. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Alcolumbre afirmou: “Votarei o texto alternativo, é isso que quero, farei o texto e vou apresentar”. A proposta em discussão prevê redução das penas para manifestantes, mas impõe punições mais severas aos considerados líderes.

No STF, ministros também se articulam para tentar barrar um eventual avanço da anistia total. De acordo com apuração, a estratégia inclui trabalhar pela redução das penas aplicadas aos participantes dos atos de 8 de janeiro, medida que poderia diminuir a pressão política por um perdão amplo.

Enquanto isso, na Câmara, o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), reconheceu a relevância da atuação de Tarcísio. “Inclusive, a reunião dele com o Motta foi para tratar disso”, declarou. O parlamentar acrescentou que o governador já conseguiu consolidar o apoio do Republicanos e negocia a adesão de outros partidos, como o Podemos.

protestos - anistia já - avenida paulista - 7 de setembro de 2025 - atos - imprensa
Manifestante exibe placa em defesa da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 — Avenida Paulista, São Paulo (SP), 7/9/2025 | Foto: Anderson Scardoelli/Revista Oeste

Tarcísio no Congresso

Sóstenes frisou que a proposta em tramitação não menciona nomes específicos, mas estabelece critérios que podem alcançar o ex-presidente. “O texto trata sobre a questão das datas e, pelas datas, Bolsonaro já deve estar condenado pelos mesmos crimes que a Débora do Batom e todos os outros”, explicou. “Então a anistia vai servir para ele.”

Apesar da mobilização, ainda não há previsão de quando o tema será votado em plenário. Enquanto isso, Tarcísio mantém encontros políticos e partidários. Nos últimos dias, esteve com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP). Em publicação nas redes sociais, Pereira registrou: “No cardápio, a anistia”, ao lado de uma foto com o governador no Palácio dos Bandeirantes.

A Secretaria de Comunicação do governo paulista informou que a agenda oficial de Tarcísio para o dia 15 será divulgada até domingo, mas confirmou que compromissos em Brasília já estão sendo preparados.

Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours