O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que países “se tornaram vítimas de práticas comerciais injustificadas e ilegais”. O petista não citou diretamente as políticas tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas a crítica foi feita durante reunião virtual com países do Brics, na manhã desta segunda-feira (8/9), para tratar do tarifaço dos EUA.
Participaram do encontro líderes da China, Egito, Indonésia, Irã, Rússia, África do Sul, além do príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, do chanceler da Índia e do Vice-Ministro das Relações Exteriores da Etiópia. A reunião foi convocada pelo chefe do Planalto.
Em discurso, o presidente brasileiro falou sobre “chantagem tarifária” e criticou a paralisia da Organização Mundial do Comércio (OMC).
“Nossos países se tornaram vítimas de práticas comerciais injustificadas e ilegais. A chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões domésticas. A imposição de medidas extraterritoriais ameaça nossas instituições. Sanções secundárias restringem nossa liberdade de fortalecer o comércio com países amigos”, disse Lula.
O presidente também defendeu ampliar a cooperação entre países do Brics para “mitigar os efeitos do protecionismo”.
“Cabe ao BRICS mostrar que a cooperação supera qualquer forma de rivalidade. Regras e normas mutuamente acordadas são essenciais para o desenvolvimento. O comércio e a integração financeira entre nossos países oferecem opção segura para mitigar os efeitos do protecionismo”, ressaltou.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours