Vaza Toga 3 repercute entre parlamentares: ‘Escândalo ignorado’

O senador Flavio Bolsonaro (PL-SP) lamentou o silêncio de setores da imprensa diante do escândalo da Vaza Toga 3, revelado nesta semana por Oeste. De acordo com o parlamentar, as informações que vieram a público justificariam a anulação de todos os processos capitaneados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Um escândalo ignorado por aqueles que ainda dão suporte a Moraes e, se fossem juízes, anulariam tudo que ele fez”, escreveu Flavio, neste sábado, 30, na plataforma X.

Na quinta-feira 28, o ex-deputado e ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol (Novo-SP) usou as redes sociais para comentar o assunto. “O gabinete paralelo de Moraes comemorou a vitória de Lula em 2022”, lembrou o ex-parlamentar, em vídeo publicado no YouTube.

YouTube video

No mesmo dia, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) chamou atenção para a falta de repercussão do escândalo em jornais e revistas. “A terceira rodada da Vaza Toga segue em silêncio absoluto”, escreveu o político, no X. “A Globo e toda a grande imprensa não dedicam uma linha sequer, nem um segundo de seus telejornais para noticiar o escândalo e então…. Começam a perseguir os denunciantes.”

Ainda na quinta-feira, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) disse que a Vaza Toga 3 gerou tensão nos ministros do STF. “Há muitas provas”, ressaltou o parlamentar.

YouTube videoYouTube video

Oposição se mobiliza para CPI da Vaza Toga

Em razão do escândalo, deputados e senadores da oposição buscam apoio para a instalação de uma CPI ou CPMI da Vaza Toga. O objetivo é apurar supostos casos de perseguição política por parte de integrantes do Poder Judiciário.

No Senado, por exemplo, o pedido de instalação da CPI — protocolado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) — chegou a 29 assinaturas. O requerimento tem como base denúncias de condutas administrativas envolvendo ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Câmara tenta inicialmente uma CPMI. “As revelações do ex-assessor de Moraes Eduardo Tagliaferro, sobre um gabinete paralelo para perseguir opositores e fazer prisões ilegalmente, são gravíssimas”, escreveu Jordy. “Esses abusos precisam ser investigados e os responsáveis, punidos!”

📌 O que é CPI?

  • Comissão Parlamentar de Inquérito.
  • Criada em uma única Casa Legislativa: pode ser da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
  • Funciona para investigar fatos determinados e por prazo certo.
  • Ao final, apresenta um relatório que pode sugerir mudanças na lei, recomendar indiciamentos ou encaminhar informações ao Ministério Público.

📌 O que é CPMI?

  • Comissão Parlamentar Mista de Inquérito.
  • Criada com a participação conjunta de deputados e senadores.
  • Tem a mesma finalidade de uma CPI: investigar fatos específicos dentro de um período definido.
  • Também apresenta relatório final, que pode gerar repercussão política, jurídica e legislativa.

O que é a Vaza Toga

As informações e os documentos divulgados nesta reportagem, obtidos por Oeste com exclusividade, acrescentam novos e graves detalhes aos fatos que começaram a vir à luz a partir das revelações contidas em reportagens publicadas inicialmente pelo jornal Folha de S. Paulo, no que ficou conhecido como Vaza Toga.

As primeiras denúncias foram feitas por Glenn Greenwald e Fábio Serapião, conforme registrado pela Oeste.

Novos documentos comprometedores vieram à tona em apuração de David Ágape e Eli Vieira, publicadas no site Public.

Leia também: “A fraude exposta”, reportagem de capa da Edição 285 da Revista Oeste. Aqui estão os detalhes da Vaza Toga 3



Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours