O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta terça-feira (2/9) que a relação entre China e Rússia se tornou um exemplo de laços entre grandes países, destacando a “amizade” e a “boa vizinhança”, e que pretende fortalecer intercâmbios de alto nível com a Rússia.
Xi Jinping fez diversos comentários durante uma conversa com o presidente russo, Vladimir Putin, que está na China para a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) 2025, assim como para as comemorações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês.
Cúpula de Xangai
- A Cúpula de Xangai marcou o encontro do presidente chinês, Xi Jinping, com o líder russo, Vladimir Putin, além de outros nomes da política internacional, como o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
- O bloco de cooperação política, econômica e militar reúne nove países: China, Índia, Irã, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão. Entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, Xi vai presidir a reunião do conselho de chefes de Estado da OSC, e terá reuniões bilaterais com líderes.
- Em entrevista à agência de notícias chinesa Xinhua, o presidente Vladimir Putin defendeu que a organização “aumente seu potencial para responder aos desafios e ameaças modernos”. Ele também defendeu aliança com a China nas esferas políticas e econômicas.
Segundo o presidente chinês, “os dois lados devem alavancar grandes projetos para orientar sua cooperação, desenvolver projetos de cooperação exemplares e promover a integração profunda de interesse”.
Ainda de acordo com ele, a presença de ambos os líderes, Putin e ele, nas comemorações da vitória na Segunda Guerra Mundial “demonstra plenamente sua responsabilidade como importantes nações vitoriosas da Segunda Guerra Mundial e membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU)”.
“A China está pronta para fortalecer intercâmbios de alto nível com a Rússia, apoiar o desenvolvimento e a revitalização um do outro, coordenar posições sobre questões que envolvam os principais interesses e preocupações dos dois países de forma oportuna e promover as relações bilaterais para maior desenvolvimento”, apontou Xi Jinping.
A cúpula ocorreu no momento em que os Estados Unidos, de Donald Trump, travam uma guerra tarifária com países, enquanto a China busca ampliar alianças. O encontro também aconteceu antes do desfile militar em homenagem ao 80º aniversário da Vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours