Zelensky celebra independência da Ucrânia e diz que não cederá terras

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesse sábado (23/8), que não cederá territórios ucranianos à Rússia, ao celebrar o Dia da Bandeira Nacional nas redes sociais. A declaração ocorreu na véspera do Dia da Independência da Ucrânia, comemorado neste domingo (24/8).

Na rede social X, Zelensky afirma que a bandeira ucraniana “é o objetivo e sonho para muitos ucranianos em territórios temporariamente ocupados da Ucrânia”.


Territórios ucranianos

  • Na última terça-feira (19/8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu detalhes sobre a partilha dos territórios ucranianos atualmente ocupados pela Rússia.
  • Trump afirmou que a Ucrânia ficará “com muito território”, em referência às regiões atualmente ocupadas por tropas russas, mas não especificou quais.
  • Sobre as garantias de que a Ucrânia não volte a ser atacada – pedido dos líderes europeus na reunião dessa segunda, na Casa Branca –, o líder norte-americano afirmou que “haverá algum tipo de segurança, mas não (nos moldes) da Otan”.
  • A Casa Branca confirmou que os preparativos para uma reunião trilateral entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; o líder da Rússia, Vladimir Putin; e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, estão em andamento.

Zelensky reforçou que o povo da Ucrânia salvaguarda a bandeira: “Mantêm-na segura, porque sabem: não entregaremos a nossa terra ao ocupante. Esta bandeira representa tudo o que é mais caro a centenas de milhares dos nossos guerreiros”, reforçou o presidente ucraniano.

 

O presidente fez referência à bandeira durante a cerimônia realizada na véspera do Dia da Independência da Ucrânia, que contou com a presença de autoridades ucranianas.

Na última sexta-feira (22/8), Zelensky já havia afirmado que o presidente russo, Vladimir Putin, tenta “escapar de uma reunião” para discutir um cessar-fogo na guerra entre os dois países.

Segundo Zelensky, “a guerra precisa acabar” e a Rússia deve ser pressionada.



Fonte: Metrópoles

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours