O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, celebrou, nesta segunda-feira (13/10), a paz alcançada em Gaza após um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas. Ainda segundo o ucraniano, ele espera que a paz “chegue também à Ucrânia”, em guerra com a Rússia.
Israel e Hamas alcançaram um acordo de paz, mediado principalmente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Cessar-fogo
- O cessar-fogo entre Israel e o Hamas foi alcançado após a mediação dos Estados Unidos, do Catar e do Egito, com destaque para o presidente norte-americano Donald Trump.
- O acordo ainda prevê a desmilitaração na Faixa de Gaza e o desarmamento do Hamas.
- Ao fim do cumprimento dos termos acordados na primeira etapa, outros pontos do plano de paz começam a ser abordados.
Na rede social X, Zelensky afirmou que a “liderança e a determinação” de Trump funcionaram e que é “importante que toda a ajuda necessária tenha vindo de países e de muitas pessoas com influência real”.
“Estamos trabalhando para que o dia da paz chegue também para a Ucrânia”, afirmou Zelensky.
Ele acrescentou que a “agressão russa continua sendo a última fonte global de desestabilização, e se um cessar-fogo e a paz foram alcançados para o Oriente Médio, a liderança e a determinação dos atores globais certamente podem funcionar” para a Ucrânia.
“O terror sempre perde quando a unidade global é forte o suficiente. Agradeço a todos que contribuem para a paz”, destacou o presidente ucraniano.
A declaração de Zelensky sobre Gaza acontece um dia após a Rússia intensificar ataques ao país. Zelensky havia dito que “a Rússia está aproveitando a oportunidade de os olhos da diplomacia global estarem voltados para o Oriente Médio”.
A assinatura do cessar-fogo e o acordo de paz em Gaza ainda estão em andamento. Trump está no Egito para participar pessoalmente da assinatura.
Fonte: Metrópoles
+ There are no comments
Add yours