No início do julgamento de Jair Bolsonaro e de outros sete acusados por suposta participação em um plano hipotético de “golpe”, as redes sociais mostram maior mobilização entre os apoiadores do ex-presidente.
A hashtag #BolsonaroFree ocupava a primeira posição nos trending topics do X, no fim da manhã desta terça-feira, 2.
+ Leia mais notícias de Política em wikkiz
O interesse pelo tema também cresce no Google Trends. No meio da manhã, as buscas por “julgamento Bolsonaro onde assistir” ficaram entre os 10 temas mais pesquisados.
O Supremo Tribunal Federal (STF) reservou cinco dias para analisar o processo que
envolve o ex-presidente.
As primeiras sessões ocorrem nos dias 2 e 3, com início às 9h e às 14h em algumas datas e serão transmitidas pelo canal da TV Justiça no YouTube.
Leia também: “A fraude exposta”, reportagem de Edilson Salgueiro, Rachel Díaz e Carlo Cauti publicada na Edição 285 da Revista Oeste
Durante as sessões, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e os advogados dos réus apresentarão suas manifestações.
Os representantes de Mauro Cid falam primeiro, por causa do acordo de delação premiada. No total, as falas da PGR e das defesas devem somar quase dez horas.
Mensagens de apoio a Bolsonaro
Entre os conteúdos mais disseminados, destacam-se publicações de aliados, como o jornalista exilado Allan dos Santos, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o advogado Jeffrey Chiquini, que lideram o engajamento dos apoiadores.
“Hoje, mais do que nunca, #BolsonaroFree”, disse Nikolas Ferreira em uma publicação no X.
“Começou o julgamento do primeiro processo político da história do Brasil”, escreveu o advogado Jeffrey Chiquini em seu perfil no X. “Um processo criminal sem crime, sem provas documentais, sem testemunhas e sem culpado. Um processo que manchará para sempre a história do nosso país, conduzido por um juiz manifestamente parcial, interessado no resultado condenatório, envolvido fática e moralmente no caso, com nítido desejo de vingança contra os acusados.”
“Este é um processo criado para dar aparência de legitimidade àquilo que, em verdade, sempre foi perseguição política, com o objetivo de eliminar a única oposição que a corrupção sistêmica, instalada há décadas no Brasil, já teve”, continuou. “O verdadeiro golpe está sendo dado debaixo do nariz dos brasileiros.”
O jornalista Allan dos Santos destacou que “não existe julgamento de Bolsonaro”. Segundo Allan, “o que existe é um golpe eleitoral para tirar Bolsonaro das eleições de 2026”.
“Tentaram te derrubar mil vezes, mas a cada queda você voltava mais forte”, escreveu no X o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao publicar uma homenagem ao ex-presidente. “Não importa o tamanho do inimigo ou quanto ele jogue sujo, você lutou por nós e o povo brasileiro luta por você agora.”
“Dia da vergonha”, disse a deputada federal Carol de Toni (PL-SC). “Hoje marca o fim do estado de direito no Brasil, em que um processo cheio de ilegalidades foi montado para condenar um inocente Jair Bolsonaro.”
Fonte: Revista Oeste
+ There are no comments
Add yours