Câmara deve cassar mandato de Ramagem, diz Motta a aliados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou a aliados que a Casa deve cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e declarar a perda do mandato do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). A informação é do jornal O Globo.

Ramagem, ex-diretor da Abin, foi condenado por supostas tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa armada. Além da prisão, o STF determinou a cassação imediata do mandato e inelegibilidade por oito anos depois do cumprimento da pena. A defesa, porém, ainda pode recorrer.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O Supremo definiu que a cassação deve ocorrer por despacho da Mesa Diretora da Câmara, sem necessidade de votação em plenário. De acordo com o jornal, Motta tem repetido a aliados que a Câmara “vai seguir a lei” e não entrará em confronto com o Supremo.

PL pressiona por votação da cassação de Ramagem em plenário

O Partido Liberal, no entanto, quer que a cassação seja submetida a votação em plenário, na tentativa de salvar o mandato do aliado. Líderes da legenda citam o voto do ministro Luiz Fux, do STF, que defendeu o trancamento da ação contra Ramagem, por alegar invasão de prerrogativas do Parlamento.

YouTube video

Além disso, parte da bancada pressiona Motta a adotar o mesmo tratamento dado à deputada Carla Zambelli (PL-SP). Condenada pelo STF e presa na Itália em julho, Zambelli teve direito a apresentar defesa na Comissão de Constituição e Justiça por decisão da presidência da Câmara.

+ Leia também “Um voto supremo” na Edição 287 da Revista Oeste

A Constituição prevê que a perda de mandato ocorre em caso de condenação criminal transitada em julgado. Nesse cenário, cabe à Mesa Diretora declarar a cassação, enquanto o julgamento político em plenário só é necessário em situações de quebra de decoro.

No caso de Ramagem, a expectativa é de cumprimento desse rito. Depois do trânsito em julgado, o STF comunicará a Câmara, e a Mesa Diretora declarará a perda. O suplente do PL do Rio de Janeiro, o secretário estadual de Agricultura, Dr. Flavio, assumirá a vaga.

Saiba mais:

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours