Em reunião com Milei, Trump volta a destacar “ótima conversa” com Lula

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a comentar a recente conversa com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante reunião com o líder argentino, Javier Milei, nesta terça-feira (14/10), na Casa Branca, Trump, afirmou que teve uma “ótima conversa” com Lula.

“E o Brasil… Sim, eu tive uma ótima conversa com o presidente. Eu o encontrei antes de discursar (na ONU) e descobri que tinham desligado meu teleprompter”, disse Trump.

Trump e Lula se encontraram na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no fim de setembro. Depois da breve conversa, o republicano elogiou o petista na tribuna da ONU.

“Eu estava aqui e, ao entrar, encontrei o líder do Brasil. Eu falei com ele, nós nos abraçamos, e as pessoas dizendo: ‘Dá para acreditar nisso?’. Nós concordamos que vamos nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para falar aqui, foram cerca de 20 segundos, mas nós conversamos”, disse Donald Trump, à época.

Na última semana, ocorreu uma ligação entre Trump e Lula, quando os presidentes trataram de temas como relações bilaterais e o tarifaço anunciado por Washington sobre produtos brasileiros.

Após a conversa, o presidente dos EUA fez um novo aceno positivo para o petista, quando o classificou como um “bom homem”.

“Eu tive uma ótima conversa com o presidente do Brasil. Ele é um bom homem”, disse o líder norte-americano, ao ser questionado sobre telefonema com Lula.

“Boa química”

Segundo o Itamaraty, o telefonema entre Lula e Donald Trump durou cerca de 30 minutos, período em que os líderes relembraram a “boa química” que tiveram durante a 80ª Assembleia Geral da ONU.

Durante a conversa, Lula pediu que Trump reconsiderasse as sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, além de discutir a taxa norte-americana sobre as exportações do Brasil.

Ao fim do diálogo, Trump indicou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, para conduzir as negociações sobre a tarifa daqui em diante.

Fonte: Metrópoles

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours