A autorização do governo federal para retomar a importação de banana do Equador gerou forte reação entre produtores brasileiros e parlamentares ligados ao setor agrícola.

O deputado Pezenti (MDB-SC) afirmou que a medida ameaça a produção nacional, traz riscos fitossanitários e pode comprometer a renda de milhares de famílias de agricultores: ”Uma decisão vai colocar em risco toda produção de banana do país”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de banana, ocupando regularmente a terceira ou quarta posição no ranking global. Segundo dados da Embrapa, a produção nacional supera 6,6 milhões de toneladas, cultivadas em cerca de 455 mil hectares.

“Estamos falando de uma atividade que gera emprego, renda e exportação”, destacou Pezenti. “Só em Santa Catarina, milhares de famílias dependem da banana. São 28 mil hectares. O Brasil não precisa importar. Somos autossuficientes e ainda exportamos para América do Sul, Europa, América do Norte e África. A decisão de Lula é equivocada e ameaça uma cadeia produtiva inteira”.

Riscos de pragas e impacto nos preços

O deputado também chamou a atenção para os riscos fitossanitários. Entre as ameaças estão o vírus do Mosaico das Brácteas da Bananeira (BBrMV), variantes agressivas da Sigatoka Negra e o fungo Fusarium TR4, conhecido como Mal do Panamá, que pode inviabilizar plantações inteiras.

“A Rússia já barrou a banana equatoriana por risco de contaminação, e o governo brasileiro quer abrir as portas?”, indagou. “Isso pode custar caro para o consumidor, que pode ver o preço do quilo da fruta chegar a R$ 25, como acontece em países dependentes de importação.”

Pezenti informou que já solicitou uma audiência ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para discutir a decisão: “Confio que o ministro será sensível”.

“Não podemos brincar com a segurança alimentar do Brasil e nem comprometer o futuro de mais de 500 mil famílias ligadas à bananicultura em todo o país”, concluiu.

Produção de banana catarinense em destaque

Santa Catarina é o maior produtor de banana do Sul do Brasil e ocupa a quarta posição nacional, atrás de Bahia, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com a Epagri/Cepa, em 2023 o estado colheu mais de 730 mil toneladas da fruta.

Municípios como Corupá, Massaranduba, Jaraguá do Sul e Luiz Alves concentram a maior parte da produção, que envolve cerca de 30 mil famílias, em sua maioria agricultores familiares.

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours