Israel anuncia reunião do gabinete para discutir libertação de reféns

O gabinete israelense informou que se reunirá nesta quinta-feira (9/10) para discutir um plano de libertação de todos os reféns mantidos pelo grupo palestino Hamas, em Gaza. Após a reunião, haverá uma votação à noite para aprovar o plano.

Um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas foi alcançado nessa quarta-feira (8/10), conforme anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na rede social Truth Social.


Cessar-fogo

  • O anúncio de cessar-fogo entre o Hamas e Israel foi feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, nessa quarta-feira (8/10).
  • Ele anunciou que Gaza “será reconstruída” após a conclusão da primeira fase do acordo de paz.
  • Segundo Trump, países da região devem participar da reconstrução. “Eles têm uma riqueza enorme e querem ver isso acontecer. Acreditamos que Gaza será um lugar muito mais seguro e próspero”, afirmou.

A reunião do gabinete acontecerá às 15h (12h no horário de Brasília), quando será discutido o “plano para a libertação de todos os reféns israelenses”, segundo o próprio gabinete.

Também durante a reunião, será discutido o próprio cessar-fogo com o Hamas, de acordo com a imprensa internacional.

Nessa quarta, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, celebrou o acordo e falou brevemente sobre a votação: “Com a ajuda de Deus, traremos todos para casa. Um grande dia para Israel. Amanhã, convencerei o governo a aprovar o acordo e a trazer todos os nossos queridos reféns para casa”.

Netanyahu ainda agradeceu Trump, “do fundo do coração”, “pela mobilização nesta missão sagrada de libertar nossos reféns”.

Hospitais se preparam

Hospitais em Israel se preparam para receber os reféns. Caso algum necessite de atendimento médico urgente, será levado ao Centro Médico Universitário Soroka, em Beersheba, ou ao Centro Médico Barzilai, em Ashkelon, os hospitais mais próximos de Gaza, segundo a mídia local.

Todos os hospitais receberam diretrizes para tratar os reféns israelenses. Cada um terá acesso a um quarto privativo em área isolada do hospital, acompanhado por familiares.

O Centro Nacional de Medicina Forense informou que está finalizando os preparativos para receber os corpos das vítimas.

Fonte: Metrópoles

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours