Júlia Zanatta propõe fim do Imposto de Renda

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou, na última sexta-feira, 29, uma proposta para acabar com o Imposto de Renda, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. O projeto busca revogar as legislações atuais do tributo e determina que, caso aprovado, a extinção da cobrança entre em vigor em até 180 dias depois da publicação da lei.

Na justificativa encaminhada à mesa diretora da Câmara dos Deputados, Júlia argumenta que o Imposto de Renda limita o direito do cidadão de usufruir integralmente dos ganhos obtidos pelo próprio trabalho. Ela defende que a iniciativa vai ampliar a liberdade financeira dos brasileiros.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

“A proposta de extinção do IR rompe com um modelo fiscal ultrapassado e prejudicial ao povo brasileiro”, escreveu a parlamentar, em publicação no X. A parlamentar destaca que, mesmo com arrecadação recorde registrada pela União em 2023 e 2024, a população não percebeu avanços equivalentes na qualidade de vida.

“O Imposto de Renda surgiu com a justificativa de financiar guerras. Com o tempo virou permanente, como tudo que vem para ser ‘temporário’ ou para ‘o seu bem’”, argumenta a congressista. “Hoje, o IR já não sustenta a defesa contra inimigos externos, mas uma guerra silenciosa do estado contra o próprio cidadão — tratado como suspeito, forçado a entregar parte do seu trabalho sob ameaça de multa ou punição criminal.”

Imposto de Renda é parte do pesado sistema tributário do Brasil

A proposta da deputada federal pelo PL de Santa Catarina critica o modelo tributário do Brasil, classificado pela autora como um dos mais pesados do mundo. Júlia Zanatta apoia sua argumentação em estudos internacionais que apontam o Brasil em posições desfavoráveis nos índices de liberdade econômica e educação, mesmo estando no grupo das dez maiores economias do planeta em Produto Interno Bruto.

O projeto do fim do Imposto de Renda aguarda o despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours