Pressão por anistia ampla a Bolsonaro ganha força no Congresso

A pressão por uma anistia que possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e impedir sua prisão ganhou novo fôlego, durante o julgamento dos réus dos supostos crimes de relacionados aos atos do 8 de janeiro, em Brasília. O cenário reflete as disputas entre os Poderes, com as eleições de 2026 na mira dos agentes políticos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Líderes do centrão e da oposição alegam ter maioria suficiente para aprovar um perdão amplo para todos os envolvidos. A ideia não é a mesma da posição do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que defende um projeto restrito a penas menores, sem a inclusão de figuras de alto escalão, como Bolsonaro, por exemplo.

Caso aprovada, a anistia não reverteria a inelegibilidade de Bolsonaro, já determinada pela Justiça Eleitoral. Esse fato favorece a construção da candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que intensificou sua articulação em Brasília nos últimos dias.

Articulações de apoiadores de Bolsonaro no Congresso

Fachada do Congresso Nacional, que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, em Brasília (DF)
Fachada do Congresso Nacional, que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, em Brasília (DF) | Foto: Divulgação/ Senado Federal

No STF e no governo Lula, a percepção nesta quarta-feira, 3, é que o movimento pela anistia se fortaleceu, com a busca de Tarcísio por apoio do centrão e seu ímpeto de responder às dúvidas de apoiadores de Bolsonaro sobre seu envolvimento com a defesa do ex-presidente.

Para que o perdão avance, será necessária a sanção de Lula. Contudo, o Congresso pode derrubar eventual veto. O STF também deverá se manifestar sobre a constitucionalidade da medida, caso seja questionado judicialmente.

Leia também: “A ditadura veste toga”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 284 da Revista Oeste

Parlamentares calculam a necessidade de cerca de 300 votos na Câmara para aprovar a anistia ampla, que evitaria a prisão do ex-presidente. O julgamento de Bolsonaro e outros sete acusados está previsto para terminar na próxima semana. Ele pode resultar em penas superiores a 40 anos de prisão.

YouTube videoYouTube video

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours