Durante visita a Sorocaba, no interior paulista, na quinta-feira 21, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou desconforto com material publicitário do governo federal produzido para um evento na Alemanha. Segundo o presidente, a revista trazia foto de um homem negro, alto e sorrindo sem dentes, ao lado de uma mulher de aparência europeia, o que considerou preconceituoso.

Lula detalhou que questionou o então ministro do Desenvolvimento Agrário sobre a escolha da imagem. “Você acha isso bonito?”, interrogou. “Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?”

Lula orientou o ministro a descartar a página da publicação e sugeriu uma nova foto

O presidente contou ainda que orientou o ministro a descartar a página da publicação e sugeriu uma nova foto. “Pode anular essa revista, joga essa página fora e faz uma foto de um cara com dente”, enfatizou o petista.

Lula explicou que a insatisfação com aquela representação contribuiu para a criação do programa Brasil Sorridente, em 2004, com o objetivo de levar atendimento odontológico e ambulâncias às periferias urbanas e regiões remotas sem acesso a dentistas.

Investimentos recentes em saúde bucal

Na quinta-feira 21, Lula entregou 400 unidades odontológicas móveis a cidades brasileiras, investimento de R$ 153 milhões via Novo PAC Saúde. O governo estima que as unidades beneficiarão 1,4 milhão de pessoas em diferentes regiões, priorizando critérios como situação socioeconômica, área e proporcionalidade.

O Nordeste lidera a lista, com 207 veículos, seguido pelo Norte (95), Sudeste (45), Centro-Oeste (32) e Sul (21). O Planalto informou que outras 400 unidades devem ser entregues até 2026.

Fonte: Revista Oeste

Veja mais

Do mesmo autor

+ There are no comments

Add yours